Espírito Santo

O estado do Espírito Santo está localizado no Sudeste do Brasil. São chamados de capixaba quem nasce nesse estado.

Espírito Santo
Localização do Espírito Santo no mapa do Brasil

O estado do Espírito Santo está localizado na Região Sudeste do Brasil. Apresenta paisagens recortadas por serras e morros, características do Sul e do Sudeste, e regiões planas, como dunas e palmeiras, típicas do Nordeste do país.

Os descendentes dos primeiros colonizadores abrigam principalmente a faixa litorânea, nas serras predominam os descendentes de imigrantes alemães, suíços, holandeses e açorianos.

Quem nasce no estado é Capixaba, conforme estudiosos da língua tupi, capixaba significa roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam a região, e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

O Espírito Santo possui extensão territorial de 46.098,571 km², divididos em 78 municípios; conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.514.952 habitantes. A expectativa de vida é de 71 anos.

O relevo do estado é caracterizado por baixada litorânea (40% do território) e serras (interior). O ponto mais elevado é o pico da Bandeira, na serra do Caparaó, com 2.889,8 metros de altitude. A vegetação é composta por floresta tropical e vegetação litorânea. O clima é tropical.

Além da capital Vitória, outras cidades importantes são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, Guarapari, São Mateus, Aracruz.

Os principais rios são: Doce, Itapemirim, Itaúnas, Jucu, São Mateus.

A economia do Espírito Santo tem o comércio como principal atividade, está entre os cinco primeiros estados exportadores do país. Vitória abriga os principais portos: Tubarão e Vitória. Entre os produtos de exportação do próprio estado destacam-se celulose, café e granito.

Com a descoberta de grandes reservas petrolíferas em 2002, o estado passou da sexta para a segunda posição entre os detentores das maiores reservas do país. Na agricultura, o destaque são as lavouras de café, que produzem 20% do total nacional. Nas áreas litorâneas plantam-se banana, abacaxi, mamão, maracujá e limão, enquanto nas montanhas são cultivados morango e uva.

Bandeira do Espírito Santo
Bandeira do Espírito Santo

Significado da Bandeira: as cores da bandeira são apresentadas como sendo as das vestes de Nossa Senhora da Vitória, a padroeira da cidade, o azul representa harmonia e suavidade; o branco, paz e o rosa, alegria e felicidade. No centro da segunda faixa, um arco, em letras azuis, apresenta a legenda "TRABALHA E CONFIA". Essa legenda de autoria de Jerônimo Monteiro, foi inspirada na doutrina de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, que significa: "Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus".

Assuntos Relacionados