Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Estados Unidos

Estados Unidos

Casa Branca, centro do poder norte-americano.
Casa Branca, centro do poder norte-americano.

Estados Unidos da América é um país localizado na América do Norte, chamada também de América Anglo-Saxônica. O país está situado a oeste (ocidente) do Meridiano de Greenwich e no hemisfério norte. Ocupa uma área de 9,3 milhões de quilômetros quadrados, essa dimensão territorial faz com que o país seja o quarto maior do mundo.

Estados Unidos atualmente é a maior potência econômica, militar e política do mundo, a nação é composta por uma população de aproximadamente 314,6 milhões de habitantes, um dos países mais populosos do planeta, sendo superado somente por China (1,3 bilhão) e Índia (1,1 bilhão). Possui um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) e renda per capita do mundo. Apesar da prosperidade econômica, aproximadamente 40 milhões de americanos vivem abaixo da linha da pobreza.

O extenso território propicia a abrangência de diversos tipos de jazidas minerais em seu subsolo, item indispensável para a atividade industrial. Quanto ao relevo, apresenta montanhas rochosas (costa oeste), planícies e apalaches (costa leste central). Há também uma grande variedade de paisagens que se apresentam de muitas formas, tais como florestas temperadas (costa leste), pantanais (Florida), planície do Mississipi (região central), desertos (oeste das montanhas rochosas), além de florestas húmidas (noroeste) e regiões árticas.

Em relação ao clima, o que predomina é o temperado, porém é possível identificar outras características climáticas, tais como frio de montanha, clima árido, semi-árido e subtropical.

Após a queda do socialismo, os Estados Unidos ocupam sozinhos o lugar de maior potência nos seguimentos econômicos, militares e políticos contidos na nova ordem mundial.

O país é o principal representante do capitalismo moderno, possui controle da maioria dos processos tecnológicos de ponta, informacional e do conhecimento. Tais aspectos promovem uma boa qualidade de vida à sua população, apresentando elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O poder econômico fica explícito quando se observa o PIB do país, que é de aproximadamente 9,1 trilhões de dólares, volume que supera o Pib da Alemanha e do Japão se somados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados