Etiópia

Etiópia
Bandeira da Etiópia

Localizada no continente africano, na região denominada “Chifre da África”, a Etiópia limita-se ao norte com a Eritreia, a nordeste com Djibuti, ao leste com a Somália, ao sul com o Quênia e a oeste com o Sudão. Conforme recentes descobertas paleontológicas, a espécie Homo sapiens teria se originado no território que atualmente corresponde à Etiópia.

A Etiópia pertence ao Hemisfério Meridional, visto que o país está localizado ao sul da linha do Equador; também integra o Hemisfério Oriental (a leste do meridiano de Greenwich). A maior parte do território nacional está situado acima de 2 mil metros de altitude, sendo que a capital, Adis-Abeba, localiza-se a 2.400 metros acima do nível do mar. O país sofre com secas periódicas e apresenta a mais alta temperatura média do planeta: 34 °C.

Em 1961, a Eritreia, que pertencia à Etiópia, deu início ao processo de independência. Esse fato desencadeou uma guerra entre as duas nações, provocando a morte de milhares de habitantes. A Eritreia conquistou sua autonomia política em 1993, entretanto, os confrontos não cessaram. Um novo conflito, entre 1998 a 2000, provocou a morte de mais de 120 mil pessoas e 1,5 milhão de refugiados. A economia e a infraestrutura dos países foram extremamente prejudicadas.

Com aproximadamente 65% do território coberto por campos e pastagens, a economia nacional tem na atividade agropecuária a principal fonte de receitas financeiras. A Etiópia possui rebanhos bovinos e é grande produtora de cana-de-açúcar, sementes oleaginosas, feijão e, principalmente, café, que é um grande produto de exportação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com mais de 82,8 milhões de habitantes, a Etiópia apresenta vários problemas sociais. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é um dos menores do mundo: 0,328. Metade dos etíopes sofre de subnutrição crônica; a taxa de mortalidade infantil é alarmante (77 óbitos a cada mil nascidos vivos) e o índice de analfabetismo é de 64%.
 


A subnutrição atinge metade da população nacional

Dados da Etiópia:

Localização: África.

Área: 1.104.300 km².

Capital: Adis-Abeba.

Idiomas: Amárico (oficial), inglês, línguas regionais.

População: 82.824.732 habitantes.

Densidade demográfica: 75 hab/km².

População urbana: 17%.

População rural: 83%.

Esperança de vida ao nascer: 52,2 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,328 (157° lugar no ranking mundial).

Religião: Cristianismo 54,8% (ortodoxos 34,8%, protestantes 17%), islamismo 34,1%, crenças tradicionais 10,8%, sem religião 0,2, outras 0,1%.

Governo: Monarquia parlamentarista.

Moeda: Birr.

Produto Interno Bruto (PIB): 26,5 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados