Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Falhamentos e dobramentos

Falhamentos e dobramentos

O planeta Terra possui uma estreita camada denominada de crosta terrestre, é sobre a mesma que os homens habitam e desenvolvem todas as suas atividades, além é claro, dos outros seres vivos. A superfície terrestre é composta por placas litosféricas que deslizam sobre o manto, evento que recebe o nome de deriva continental. Durante a deriva das placas acontecem colisões ou afastamento entre elas, e são justamente tais movimentos que produzem os falhamentos e os dobramentos.

Os falhamentos surgem a partir de pressões verticais ou inclinadas, geralmente ocorrem em áreas de rochas rígidas, de origem cristalina. A colisão entre rochas com essas características provoca rupturas nas mesmas, formando assim, falhas. Depois que as rochas sofreram fraturas em decorrência do movimento de placas, o que acontece é o deslizamento vertical ou inclinado.


Simulação de um falhamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os dobramentos acontecem com maior freqüência em áreas onde ocorre formação geológica sedimentar. Surgem a partir de pressões exercidas por placas litosféricas que se movem no sentido horizontal, essa força provoca o enrugamento do relevo. Os dobramentos são movimentos responsáveis pelo surgimento de regiões de grandes altitudes, das quais podemos destacar os Alpes, a Cordilheira dos Andes e do Himalaia, todas surgiram por meio do encontro entre duas placas litosféricas.


Tipos de dobramentos.

 

Tipos de falhamentos.
Tipos de falhamentos.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados