Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Finlândia

Finlândia

Localizada no extremo norte da Europa e banhada pelo mar Báltico, a Finlândia possui fronteiras com a Federação Russa (a leste), a Suécia (a noroeste) e com a Noruega (ao norte). Uma porção do território finlandês localiza-se na Zona Glacial Ártica (ao norte do Círculo Polar Ártico) e outra, na Zona Temperada do Norte (entre Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer). Na região denominada Lapônia, situada no extremo norte da Finlândia, ocorre o fenômeno da aurora boreal e dias inteiros de escuridão (no inverno) ou de luz (no verão).

Mais de 60% dos 338,1 mil quilômetros quadrados do território nacional são cobertos por florestas coníferas, fato que impulsiona a economia nacional. A Finlândia é grande exportadora de madeira e possui várias indústrias de papel. Após a Segunda Guerra Mundial (1945), o país intensificou a industrialização, em especial no segmento metalúrgico. Outro grande destaque é o setor de telecomunicações – a Nokia, transnacional com sede na Finlândia, é uma das maiores empresas de celular do planeta, sendo responsável por 20% das exportações finlandesas.

Conforme dados divulgados em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente populacional da Finlândia é de 5,3 milhões de pessoas, com densidade demográfica de 15,7 habitantes por quilômetro quadrado. Helsinque, capital nacional, é a cidade mais populosa: 568.531 habitantes. 

A população desfruta de excelente padrão de vida. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Finlândia é de 0,871, ocupando o 16° lugar no ranking mundial. A renda per capita está entre as maiores do mundo; todos os habitantes com idade superior a 15 anos são alfabetizados; a taxa de mortalidade infantil é de apenas 3 óbitos a cada mil nascidos vivos e os serviços de saneamento ambiental são oferecidos a todas as residências. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira da Finlândia

Dados da Finlândia:

Localização: Europa.

Área: 338.145 km².

Capital: Helsinque.

Idiomas: Finlandês e Sueco.

População: 5.325.587 habitantes.

Densidade demográfica: 15,7 hab/km².

População urbana: 64%.

População rural: 36%.

Esperança de vida ao nascer: 79,1 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,871.

Religião: Cristianismo 92,8% (protestantes 89,6%, outros 3,2%), sem religião 5,4%, ateísmo 1,4%, outras 0,4%.

Governo: República com forma mista de governo.

Atual presidente: Tarja Halonen.

Moeda: Euro.

Produto Interno Bruto (PIB): 244.692 milhões de US$.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Helsinque, capital finlandesa
Helsinque, capital finlandesa
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados