Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Formação e Transformação do Relevo

Formação e Transformação do Relevo

O relevo corresponde a irregularidade da superfície terrestre
O relevo corresponde a irregularidade da superfície terrestre
Fatores internos ou endógenos

Tectonismo age na formação e transformação do relevo através dos movimentos das placas tectônicas ou placas litosféricas que se chocam (movimento convergente) ou se afastam (movimento divergente) e com isso podem gerar diferentes relevos.

Vulcanismo age na formação e transformação do relevo devido à quantidade de energia existente no interior que é expelido para a superfície formando duas formas de relevo, as montanhas e os planaltos, além de ser responsável pelos abalos sísmicos ou terremotos.

As placas litosféricas se movimentam devido às correntes de convicção que podem ser convergentes e divergentes formando respectivamente as dobras ou dobramentos e as falhas ou falhamentos.

Fatores externos de formação e transformação do relevo

*Erosão/água/vento/gelo/homem

Ação das águas


Erosão pluvial: provocada pela águas da chuva.


Erosão fluvial: provocada pelas águas de rios, um exemplo conhecido é o rio Colorado que formou o Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Erosão marinha: provocada pelas águas do mar, através da colisão das ondas com a costa essa tem seu relevo transformado.

Ação das geleiras

A erosão das geleiras, ou glacial, ocorre quando acontece uma avalanche deslocando juntamente com o gelo uma quantidade de rochas e solos, fato que transforma o relevo.


Ação dos ventos

Os ventos atuam, em especial, no litoral e no deserto, agindo constantemente na formação e transformação do relevo, essa é denominada de erosão eólica, um exemplo comum são as dunas.

Ação humana sobre o relevo

O homem ao longo da história vem modificando a natureza, então o relevo, que é parte integrante, sofre efeitos diretos da apropriação. O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias, de construir túneis, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo no campo e nas cidades. É bom lembrar que existem os fatores naturais de transformação, mas o homem provoca de forma artificial tais mudanças.

Assuntos Relacionados