Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. Formações litorâneas

Formações litorâneas

O Brasil é um país com dimensão continental, em seu interior há uma enorme variedade de paisagens naturais compostas por inúmeros tipos de vegetações. Dentre muitas existem as formações litorâneas, que são coberturas vegetais que revestem áreas do extenso litoral brasileiro.

As formações litorâneas abrangem toda região costeira do Brasil, as quais se diferem de acordo com as características do solo e índice de umidade. São identificados quatro tipos de vegetação ao longo do litoral: mangues, restingas, dunas e praias.

Mangues: vegetação constituída por plantas capazes de se adaptar a condições de intensa salinidade e pouca oxigenação do solo, que permanecem alagadas pelas águas marinhas. As espécies que formam os mangues são arbustos e composições arbóreas, com tronco fino e raízes aéreas. Nesse tipo de vegetação é desenvolvida a extração de caranguejos, uma atividade muito importante para ribeirinhos.

Restingas: formação vegetal composta por espécies do tipo herbáceas, arbustivas e arbóreas, como a aroeira-de-praia e o cajueiro.

Vegetação de dunas: composição vegetativa constituída por plantas rasteiras, que possuem raízes profundas e se estendem horizontalmente.

Vegetação de praias: nessas áreas ocorrem plantas do tipo halófilas, espécies que se adaptam à elevada quantidade de sal, das quais se destacam a salsa-da-praia e o jundu, além do litoral paulista que apresenta vegetação arbórea-arbustiva.
Mangue é uma vegetação típica do litoral.
Mangue é uma vegetação típica do litoral.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados