Fossa Oceânica

As fossas oceânicas são depressões profundas causadas pela aglomeração da crosta oceânica localizadas em continentes e no fundo dos mares, as principais são:

Fossa Sandwich do Sul: Localizada no Oceano Antártico entre a América do Sul e a Antártida, apresenta 7.235m de profundidade.

Fossa Litke Deep: Localizada no Oceano Ártico próximo a Bacia Eurásia, apresenta 5.450m de profundidade.

Fossa de Porto Rico: Localizada no Caribe no Oceano Atlântico, apresenta 8.648m de profundidade.

Fossa de Java: Localizada na Indonésia no Oceano Índico, apresenta 7.725m de profundidade.

Fossa das Marianas: Localizada nas Ilhas Marianas no Oceano Pacífico, apresenta 11.034m de profundidade.

A fossa mais profunda e mais importante que se conhece é a Fossa das Marianas que apresenta o maior abismo abaixo das águas com efeitos geomorfológicos. Acredita-se que essa se formou entre seis e nove milhões de anos atrás e a pouco vem adaptando espécies recentes às suas condições. As fossas oceânicas não possuem nenhuma forma de luz, é uma grande depressão escura que também possui uma grande pressão atmosférica, fato que bloqueia a presença de animais marinhos e dos homens.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pela ausência da luz, as fossas são bastante frias, o que proporciona exclusividade habitacional para as bactérias heterotróficas, aos necrófagos e aos predadores. Podemos citar, entre os moradores das fossas oceânicas, as esponjas, cnidários, anêmonas-do-mar, protozoários, crustáceos, cefalópodes, foraminíferos e peixes cegos.

Localização da Fossa Oceânica mais Profunda
Localização da Fossa Oceânica mais Profunda
Publicado por: Gabriela Cabral

Assuntos Relacionados