França

A França possui grande importância histórica, entre os principais acontecimentos estão: o feudalismo, as Cruzadas, o Renascimento, expansão do mercantilismo e a Revolução Francesa.

Situado na Europa, o território francês limita-se com a Itália, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Mônaco, Andorra e Espanha. O Canal da Mancha separa a França do Reino Unido, entretanto, o Eurotúnel (túnel ferroviário submarino) proporciona acesso entre as duas nações. Essa obra é considerada pelos engenheiros uma das Sete Maravilhas do mundo moderno.


A França possui grande importância histórica, sendo, inclusive, o país mais visitado do mundo. Entre os principais acontecimentos estão: o feudalismo, as Cruzadas, o movimento Renascentista, expansão do mercantilismo e a Revolução Francesa. A nação é considerada o centro de irradiação das artes, das ideias e cultura ocidental. Seu patrimônio histórico é bem amplo, com destaque para o Palácio e Parque de Versalhes, Catedral de Amiens, centro histórico de Bordeaux, Catedral de Notre-Dame, Arco do Triunfo, Torre Eiffel, e os museus d’Orsay e Louvre.

Com 62,3 milhões de habitantes, a França é um dos países mais populosos do continente europeu. Situada às margens do Rio Sena, Paris, cidade global e capital francesa, é o município com maior contingente populacional: 9,9 milhões de habitantes. Outras cidades com grande concentração populacional são: Lyon (1.423.000), Toulouse (847.000), Marselha (798.430) e Nice (342.738).

A França possui uma economia extremamente desenvolvida, apresentando o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta. O país integra o seleto G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia). O parque industrial é bastante moderno e diversificado, com destaque para os segmentos automobilístico, alimentício, aeroespacial, químico, telecomunicações, eletromecânica, informática e biotecnologia. 

Os habitantes desfrutam de elevado padrão de vida. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) francês é de 0,872, ocupando o 14° lugar no ranking mundial. A expectativa de vida é uma das mais elevadas (80,4 anos); a mortalidade infantil é de apenas 4 óbitos a cada mil nascidos vivos; e praticamente todos habitantes com idade superior a 15 anos são alfabetizados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira da França

Dados da França:

Localização: Europa.

Área: 551.500 km².

Capital: Paris.

Idiomas: Francês.

População: 62.342.668 habitantes.

Densidade demográfica: 113 hab/km².

População urbana: 77,5%.

População rural: 22,5%.

Esperança de vida ao nascer: 80,4 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,872.

Religião: Cristianismo 69,2% (católicos 66,2%, outros 3%), sem religião 16%, islamismo 8,2%, ateísmo 4%, outras 2,6%.

Governo: República com forma mista de governo.

Atual presidente: Nicolas Sarkozy.

Moeda: Euro.

Produto Interno Bruto (PIB): 2,9 trilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Torre Eiffel em Paris na França
Torre Eiffel em Paris na França
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados