Frentes de ar

As frentes de ar podem ser decisivas para determinar as condições meteorológicas de um local
As frentes de ar podem ser decisivas para determinar as condições meteorológicas de um local

Você provavelmente já deve ter visto durante a previsão meteorológica apresentada nos noticiários frases do tipo: “uma frente fria vinda do Ártico deve avançar sobre o continente e provocar quedas nas temperaturas”, ou talvez: “uma massa de ar úmido se desloca e pode provocar fortes chuvas em toda a área pintada no mapa”.

Mas você já se perguntou o que são as frentes de ar? As frentes de ar são um dos principais fatores que alteram o clima de um determinado continente ou região. São elas as responsáveis por você perder um final de semana no clube ou na praia graças àquelas chuvas inesperadas...

Por definição, frentes de ar configuram um fenômeno climático resultante do encontro entre duas massas de ar. Geralmente, essas duas massas de ar possuem características e locais distintos. Costuma acontecer da seguinte forma: uma massa de ar quente advinda da zona intertropical (entre o Equador e os trópicos) encontra-se com uma massa de ar fria proveniente dos polos. Esse encontro entre essas distintas massas de ar forma diversas frentes, cujas características vão depender do tipo de massa que prevalecerá nesse encontro, podendo surgir, assim, as frentes frias e as frentes quentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando uma massa de ar quente prevalece e faz com que uma massa de ar frio recue, formam-se as frentes quentes, que geralmente possuem elevadas temperaturas e bastante umidade. Quando a massa de ar frio é que provoca o recuo de uma massa de ar quente, formam-se então as frentes frias, provocando rápidas quedas de temperatura, com chuvas e trovoadas que podem ser bem rápidas, dependendo da velocidade com que a frente fria se desloca.

Portanto, percebe-se que as características das temperaturas e do clima de uma dada região podem ser determinadas pelo resultado dessas “brigas de massas de ar”, que formam as frentes frias ou quentes.

Assuntos Relacionados