G8

Encontro dos líderes do G8
Encontro dos líderes do G8

Reúne os sete países (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá) mais desenvolvidos economicamente e industrialmente do mundo, mais a Rússia. È um Grupo de caráter informal, o que evita uma ampla burocratização. O grupo não possui secretaria ou regulamento interno aprovado.

As reuniões de cúpula do G8 ocorre tradicionalmente no inicio do verão europeu, os assuntos tratados são diversos, mais o principal e mais importante são os acordos promovidos pelos oito países com demais nacionalidades.

Criado pelo Presidente Valéry Giscard d’Estaing que, em 1975, teve a iniciativa de reunir os chefes de Estado e de governo da Alemanha, dos Estados Unidos, do Japão, do Reino Unido e da Itália em um encontro informal no castelo de Rambouillet, não muito longe de Paris. A idéia era discutir a respeito das questões mundiais (na época pela crise do petróleo) com toda a franqueza e sem protocolo, em um ambiente descontraído.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o sucesso da reunião de cúpula de Rambouillet, essas reuniões passaram a ser anuais e o Canadá foi admitido como sétimo membro do grupo na cúpula de Porto Rico, em 1976. Com o passar do tempo os acordos só foram aumentando entre o grupo, e anos depois a Russia foi aceita no Grupo. Atualmente o grupo é alvo do movimento de antiglobalização.
 

Assuntos Relacionados