Gás natural

O gás natural é um combustível de origem fóssil, explorado economicamente para uso industrial e doméstico.

O gás natural é um composto de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano e butano e outros gases) oriundo da degradação de matéria orgânica. Considerado um combustível fóssil, ele não é um recurso renovável. Geralmente extraído em rochas porosas profundas, submetido a condições de temperatura e pressão específicas, apresenta-se no estado gasoso e pode ser encontrado associado (junto ao petróleo) ou não associado (encontrado isoladamente ou junto a pequenas quantidades de petróleo).

Para ser comercializado, o gás passa pelas seguintes fases:

  • Exploração ou prospecção de jazidas e perfuração de poços;

  • Produção, onde ocorre a separação do gás de outras partículas e sua descontaminação;

  • Processamento, na qual o gás será fracionado, gerando os subprodutos que serão comercializados.

Utilização

O gás natural é um combustível bastante versátil e seu consumo é predominante na área de transportes, através do uso em veículos, substituindo o petróleo e o diesel pelo gás natural veicular (GNV), que é um subproduto do gás natural. Nas indústrias, é utilizado como fonte de geração de energia e matéria-prima necessária à indústria gasoquímica, para produção de outros compostos como metano e ureia. E nas residências através do uso do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como “gás de cozinha”.

Vantagens X Desvantagens

A utilização do gás natural vem se expandido ao acompanhar a tendência mundial de busca por fontes de energia mais eficientes e limpas. Dentre os vários aspectos do uso desse combustível, podemos citar:

1. Aspectos ambientais

Vantagens: por realizar combustão completa, o gás natural gera menores emissões de gases de efeito estufa em relação ao petróleo e carvão mineral, apresenta reduzido risco de acidentes, visto que possui densidade menor que a do ar, facilitando a sua dispersão na atmosfera em caso de vazamentos.
Desvantagens: embora os gases emitidos sejam em menor quantidade, esses gases contribuem para o aumento do efeito estufa; em locais de baixa concentração de oxigênio, se entrar em combustão, pode gerar monóxido de carbono (tóxico).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Aspectos econômicos

Vantagens: sua queima gera grande quantidade de energia, diminui gastos com sistemas antipoluentes, proporciona maior durabilidade aos equipamentos em que é utilizado, requer baixo investimento em armazenamento, pois não necessita de estocagem.
Desvantagens: requer infraestrutura cara para sua produção, instabilidade dos preços no mercado.

3. Aspectos logísticos

Vantagens: seu fornecimento é contínuo através de gasodutos (redes de tubos), que ligam o produtor diretamente ao consumidor.
Desvantagens: concentração geográfica de suas jazidas.

Matriz Energética

Gráfico de participação do gás natural na matriz energética
Gráfico de participação do gás natural na matriz energética

O conjunto de fontes de energia que sustenta o desenvolvimento das atividades econômicas de um país ou região é denominado Matriz Energética. A porcentagem de utilização de gás natural na matriz energética mundial é de cerca de 24%, segundo pesquisa da Agência Internacional de Energia (AIE) de 2013. Já no Brasil, o gás natural representa 20,5% da matriz energética brasileira, especialmente após a descoberta do pré-sal, camada ultramarina de exploração de gás e petróleo e a plena implantação do gasoduto Brasil-Bolívia (GASBOL) em 2010 e do gasoduto Urucu- Coari – Manaus (2009), que liga as reservas de gás de Urucu às usinas termelétricas no estado do Amazonas. Toda essa rede de gasoduto é administrada pela Transpetro, subsidiária da Petrobrás. Atualmente esses números vêm crescendo ano a ano, em razão das vantagens já citadas da produção de gás natural.

Plataforma de extração de petróleo e gás natural
Plataforma de extração de petróleo e gás natural
Publicado por: Sabrina Carrijo Pessoa
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados