Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Geografia Econômica

Geografia Econômica

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco em Geografia humana
As relações econômicas no planeta
As relações econômicas no planeta

As relações socioeconômicas são responsáveis pelas modificações no espaço geográfico, estruturando determinados lugares de acordo com a atividade econômica desenvolvida, alterando o meio, produzindo novos ambientes, criando espaços privilegiados, influenciando os fluxos migratórios, interferindo na geopolítica mundial, entre outros fatores.

Diante desse contexto, a Geografia Econômica tem como objeto de estudo as transformações espaciais desencadeadas pelas relações econômicas, a localização e a organização dessas atividades.

Outro ponto importante é a análise crítica dos motivos pelos quais determinada atividade econômica é realizada em um local, considerando os elementos da região como o clima, relevo, disponibilidade de recursos naturais, etc.

Essa subseção de Geografia Econômica é composta por artigos que abordam a localização industrial, sistemas econômicos, revoluções industriais, agropecuária, globalização, desigualdades socioeconômicas, fluxos e capitais, blocos econômicos, divisão do trabalho, entre tantos outros.

Boa leitura!


Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Seções de "Geografia Econômica "

Artigos de "Geografia Econômica "