Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Ásia
  5. Geografia do Japão

Geografia do Japão

Monte Fuji, ponto mais elevado do Japão.
Monte Fuji, ponto mais elevado do Japão.

O Japão é um país localizado no extremo oriente conhecido como “terra do sol nascente”, seu território é constituído por um arquipélago de relevo acidentado.

O arquipélago é formado por quatro importantes ilhas: Kyushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido, além de milhares de pequenas ilhas.

O Japão conta com extenso litoral decorrente de sua localização Geográfica, a oeste a costa do mar do Japão e a leste é banhado pelo oceano Pacífico.

O território descontínuo do Japão ocupa uma área de 372.000 quilômetros quadrados nos quais existem cerca de 127,1 milhões de habitantes, desse total a maioria encontra-se nas pequenas porções de relevo suave (planícies) situadas nas planícies litorâneas.

O relevo japonês é constituído por dobramentos modernos, devido a isso existem muitas montanhas, pelo menos 75% do território possui essa característica. O país se encontra sobre a placa eurasiana em um ponto do planeta onde ocorre o encontro de várias placas tectônicas, esse fator eleva a possibilidade da incidência do desenvolvimento de fenômenos como vulcões, abalos sísmicos e tsunamis.

Outro fenômeno que assola o território são os tufões, são pelo menos dois em todos os verões.

Quanto ao clima, apresenta o do tipo temperado, isso ao norte, característica de inverno rigoroso e efetiva precipitação de neve. Na parte sulista do território predomina o clima subtropical.

Uma das grandes dificuldades japonesas é em relação à escassez de minérios contidos em seu território, diante disso tem que recorrer a importação se tornando dependente de outros países. Embora tenha que conviver com esse problema, ocupa um lugar de destaque na economia mundial e se encontra entre as três maiores economias do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados