Geopolítica

A Geopolítica refere-se às relações territoriais envolvendo os Estados Nacionais no plano internacional.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena em Geografia humana
As relações e disputas territoriais de poder à luz da Geopolítica
As relações e disputas territoriais de poder à luz da Geopolítica

Geopolítica pode ser definida como o conjunto de ações e práticas realizadas no âmbito do poder, geralmente envolvendo os Estados Nacionais no sentido de promover o gerenciamento e o controle de seus territórios. No entanto, podemos perceber que essas relações muitas vezes vão além da própria noção de Estado, como a constituição de organizações regionais e mecanismos internacionais, a exemplo da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OTAM (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que constituem territórios supranacionais.

“Geopolítica” é o mesmo que “Geografia política”?

Apesar de essas duas formas de conhecimento serem geralmente encaradas de forma sobreposta e quase sempre se interseccionarem, podemos considerar que são ramos diferentes do saber. A diferença entre ambas as expressões encontra-se, grosso modo, na abordagem que cada uma realiza: enquanto a Geografia política preocupa-se com as relações e caracterizações espaciais relacionadas ao poder do Estado, a Geopolítica pauta-se nas estratégias e relações internacionais envolvendo os Estados, suas soberanias e relações de poder. Mas, como já ressaltamos, muitos vezes esses interesses se inter-relacionam, sendo difícil dizer onde termina uma abordagem e inicia-se a outra.

Como surgiram a Geografia Política e a Geopolítica?

A expressão Geografia Política é muito atribuída a F. Ratzel, com a elaboração e difusão de sua obra “Politische Geographie”, publicada em 1987. No entanto, essa forma de conhecimento já existia antes dele, só que com um outro significado. Antes, a Geografia política era um termo utilizado para qualquer análise envolvendo as leis ou as relações diplomáticas relacionadas ao Estado. Com as proposições ratzelianas, esse termo ganhou uma nova roupagem, passando a conceder uma maior ênfase aos fenômenos e estruturas espaciais, tanto ambientais quanto sociais. Posteriormente, muitos estudiosos dedicaram os seus estudos a esse campo do conhecimento, realizados, principalmente, para atender aos interesses dos governos e suas políticas nacionalistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já a expressão Geopolítica foi elaborada pelo jurista suíço R. Kjéllen, que somente deu nome a uma forma de conhecimento há muito tempo existente, cujo significado já ressaltamos. Além disso, ao contrário da Geografia Política, geralmente mais científica, a Geopolítica estabelecia-se em um caráter mais militar, comportando-se como uma verdadeira estratégia de posse, dominação e ampliação das fronteiras territoriais. Os principais nomes da Geopolítica, além do Kjéllen, são: H. MacKinder, A. Mahan e K. Haushofer.

O que podemos encontrar nesta seção?

A presente seção foi elaborada no sentido de englobar textos com informações básicas e didáticas concernentes às relações políticas e estratégicas no plano internacional, com ênfase aos acontecimentos contemporâneos. Vale lembrar que a preocupação com a dinâmica e as transformações do espaço geográfico deverá estar sempre presente nas análises realizadas.

Assim, o nosso objetivo é o de promover um local de estudos com temas voltados para o vestibular e também para a compreensão de temas básicos, tais como a Nova Ordem Mundial e as relações de poder que envolvem o mundo contemporâneo.

Confira os nossos textos e boa leitura!

Artigos de "Geopolítica"