Granizo

A solidificação das partículas de água que chega ao solo provocando danos.
A solidificação das partículas de água que chega ao solo provocando danos.

O granizo é um conjunto de partículas que ao entrar em contato com o ar frio modifica seu estado passando do estado líquido para o sólido, formando pedras de gelo. É caracterizado pelo formato de esfera, pelo diâmetro que se inicia com 5mm e aumenta gradativamente, pode apresentar transparência ou cor translúcida e temperatura igual ou menor que 8ºC.

São formados em nuvens cumulonimbus, caracterizadas pela sua formação vertical em grandes altitudes que se associa a qualquer forma de precipitação forte com chuvas e neves. No interior de tais nuvens, os granizos se iniciam em tamanhos pequenos que ao entrar em contato com outros granizos se chocam e se unem formando assim uma só pedra de gelo com tamanho, peso e força maior, permitindo que essa ultrapasse a força antigravidade que há dentro da nuvem e chegue até o solo. Esse processo é finalizado em aproximadamente 55 minutos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pelo fato de chegar ao solo com considerável força, os granizos podem provocar danos ao homem e às suas propriedades já que podem derrubar árvores, amassar carros, quebrar vidros, furar tetos, destruir plantações, destelhar imóveis, alagar ruas, danificar fiações e ainda provocar congestionamentos no trânsito.

Ao verificar a possibilidade de ocorrer chuva de granizo, é importante se proteger em locais distante de árvores, de placas de propaganda e de locais cobertos com metal ou telhas de barro. As chuvas de granizo dependem da umidade do local, da velocidade e da intensidade da movimentação das nuvens para ocorrer.

Existe um método bastante utilizado em locais de plantio para impedir a formação dos granizos. Tal método consiste no lançamento de foguetes com iodeto de prata, ou seja, substâncias higroscópicas.

Assuntos Relacionados