Guiana

A Guiana, ou República Cooperativa da Guiana, é um país localizado no norte da América do Sul. O mesmo se limita geograficamente com o Brasil, ao sul; Venezuela, ao norte; com o oceano Atlântico, a oeste; e com o Suriname a leste. O seu território abrange uma área de 214.970 km2, espaço onde vivem cerca de 762.498 habitantes. A ocupação humana ocorre nas partes litorâneas, onde o relevo é plano e pantanoso; o restante do país é coberto pela floresta Amazônica. A Guiana é o único país da América do Sul que foi colonizado pelos ingleses.

Tradicionalmente, a Guiana foi e continua sendo uma importante produtora de açúcar. Ainda hoje sua economia se encontra vinculada ao setor primário, o mesmo é responsável por 30% do PIB do país. Entre as principais atividades econômicas deste setor podemos citar o extrativismo (madeira, minérios, além da atividade pesqueira), e a agricultura (cana-de-açúcar, arroz, mandioca e frutas). O setor industrial ainda não é expressivo, o país precisa acentuar o processo de industrialização, para assim, se desenvolver econômica e tecnologicamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Mapa da Guiana.


A superfície do território é constituída por planícies litorâneas ao norte, e por planaltos no centro do país. Os pontos mais elevados se encontram no extremo sul do país. Existem muitos rios que cortam toda a extensão do território, com destaque para os rios Essequibo, Damerara, Berbice e Corentyne. O clima predominante é o tropical no norte, e o equatorial no sul. As temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, havendo uma baixa amplitude térmica. As chuvas ocorrem de forma abundante, especialmente no litoral. Na Guiana são identificadas variadas coberturas vegetais, com destaque para a floresta Amazônica, vegetações litorâneas (coqueiros e mangues) e savanas, nos pontos de relevo mais elevado.

A população do país é constituída basicamente por índios, negros e mestiços, que vivenciam muitos problemas de caráter social. A maioria da população é composta por descendentes de indianos (respondem por cerca de 51%), africanos, mestiços e ameríndios. As principais religiões praticadas pela população são: protestantes (22%), católicos (11%), anglicanos (9%), hinduísmo (33%) e islamismo (8%).

Bandeira da Guiana.
Bandeira da Guiana.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados