Haiti

O Haiti é um país caribenho situado na América Central, situado na ilha de Hispaniola, no Mar do Caribe. Sua única fronteira terrestre é a leste com a República Dominicana. No final do século XV, Cristóvão Colombo desembarcou no território haitiano, mas foi a França que realizou a colonização do país, por meio da assinatura do Tratado de Ryswick, envolvendo espanhóis e franceses. A independência nacional foi conquistada no dia 1° de janeiro de 1804, sendo a primeira república da América Latina a conseguir autonomia política.


Com extensão territorial de 27.750 quilômetros quadrados, o Haiti está totalmente situado no Hemisfério Setentrional (ao norte da linha do Equador) e no Hemisfério Ocidental (a oeste do Meridiano de Greenwich). A população é de aproximadamente 10,1 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica de 361,5 habitantes por quilômetro quadrado e o crescimento demográfico é de 1,5% ao ano. A maioria dos habitantes vive em áreas rurais (48,3%), e a cidade que possui maior concentração populacional é a capital, Porto Príncipe: 1.998.000 habitantes.

A economia haitiana é pouco desenvolvida, sendo o setor primário o principal responsável pela captação de receitas financeiras. A instabilidade política do país dificulta a entrada de investimentos estrangeiros. A nação sofreu vários golpes militares e foi governada por ditadores durante muitos anos, resultando na perseguição a opositores e na morte de muitos habitantes. Essa situação fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) interviesse na política nacional, sendo o Brasil responsável pela pacificação naquele país.

Conforme dados da ONU, o Haiti detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente americano. Entre os vários fatores que contribuem para essa situação estão: a expectativa de vida é de apenas 60 anos; os serviços de saneamento ambiental são destinados a menos da metade das residências; a maioria dos haitianos vive abaixo da linha de pobreza; cerca de 60% dos habitantes são subnutridos; o índice de analfabetismo é de 38%; a taxa de mortalidade infantil é de 62 para cada mil nascidos vivos. Além de todos esses problemas socioeconômicos, o Haiti, em janeiro de 2010, foi atingido por um terremoto que provocou a morte de mais de 120 mil pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira do Haiti

Dados do Haiti:

Localização: América Central.

Área: 27.750 km².

Capital: Porto Príncipe.

Idioma: Francês e crioulo (oficiais).

População: 10.032.619 habitantes.

Densidade demográfica: 361,5 hab/km².

População residente em área urbana: 48,3%.

População residente em área rural: 51,7%.

Esperança de vida ao nascer: 60 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,404.

Governo: República com forma mista de governo.

Atual Presidente: René Préval.

Moeda: Gourde.

Produto Interno Bruto (PIB): 7 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

A subnutrição atinge 60% dos haitianos
A subnutrição atinge 60% dos haitianos
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados