Hungria

Localizado na porção centro-sul do continente europeu, o território húngaro é banhado de norte a sul pelo segundo maior rio do continente, o Danúbio. O país não possui saída para o mar e limita-se ao norte com a Eslováquia, a nordeste com a Ucrânia, a leste com a Romênia, ao sul com a Sérvia e Croácia, a oeste com a Áustria e Eslovênia.

A Hungria constituiu-se com o desmembramento do Império Austro-Húngaro, após a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), o país apoiou a Alemanha nazista, que foi derrotada no conflito. Em seguida, com o apoio da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o país adotou o comunismo como sistema político-econômico. Essa decisão teve forte oposição de parte da população, que foi reprimida com violência. Somente em 1990, a Hungria estabeleceu a transição para o mercado livre, sendo uma das primeiras nações ex-comunistas a integrar a União Europeia (UE).

A economia nacional, antes baseada na agricultura e na indústria de bens de consumo, diversificou-se com a introdução do capitalismo. O país privatizou empresas estatais, além de ter realizado a abertura da economia para a entrada de capital estrangeiro. Budapeste, capital da Hungria, reflete bem esse fenômeno, visto que a cidade se transformou em um grande centro industrial. Outras cidades que se destacam são Miskolc, Debrecen e Pecs. 

Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Hungria, com média de 0,805, detém Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto. Os mais de 9,9 milhões de habitantes desfrutam de eficientes serviços de saneamento ambiental, saúde e educação – apenas 1% da população é analfabeta. Outro destaque positivo é a taxa de mortalidade infantil: 7 para cada mil nascidos vivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Budapeste, capital húngara

Dados da Hungria:

Localização: Europa.

Área: 93.032 km².

Capital: Budapeste.

Idioma: Húngaro (oficial), alemão, eslovaco, esloveno, romeno, sérvio, hebraico.

População: 9.992.662 habitantes.

Densidade demográfica: 107,4 hab/km².

População residente em área urbana: 67,91%.

População residente em área rural: 32,09%.

Religiões: Cristianismo 87,6% (católicos 63,1%, protestantes 24,1%, outros 0,4%), sem religião 7,1%, ateísmo 4%, outras 1,3%.

Esperança de vida ao nascer: 73 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,805.

Governo: República parlamentarista.

Atual presidente: László Sólyom.

Moeda: Forint.

Produto Interno Bruto (PIB): 154,7 bilhões de dólares.

 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Bandeira da Hungria
Bandeira da Hungria
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados