IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado com o intuito de levantar e fornecer dados e informações sobre o território brasileiro e sua população.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão do Governo Federal subordinado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que tem como função levantar e fornecer dados e informações sobre o território brasileiro e sua população.

Quando o IBGE foi criado?

A necessidade de coletar e difundir dados estatísticos sobre o território brasileiro existia desde o período colonial. Essa função era desempenhada, no Brasil, pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), mas de maneira restrita e fragmentada.

Segundo o site do IBGE, o processo de criação do atual Instituto foi resultado da junção de instituições que se complementaram:

A carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística - INE, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Foi apenas no governo de Getúlio Vargas, em 1936, que efetivamente foi criado o IBGE.

Qual é a função do IBGE?

Com o decorrer dos anos, o leque de informações e atividades desse instituto diversificou-se e ampliou-se, mas podemos dizer que sua função está centrada em:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Identificar e analisar o território por meio de mapas e dados estatísticos;

  • Contar e revelar o perfil da população;

  • Fornecer subsídios para a análise econômica;

  • Compreender o papel do trabalho e da produção das pessoas na economia e na dinâmica social;

  • Divulgar as condições de vida da população;

  • Criar e analisar mapas, gráficos, dados e outras informações geográficas;

  • Disponibilizar informações sobre o meio ambiente.

Censo Demográfico

O IBGE coordena a cada dez anos a contagem total da população brasileira, ou seja, o realiza o censo demográfico
O IBGE coordena a cada dez anos a contagem total da população brasileira, ou seja, o realiza o censo demográfico

A cada dez anos, o IBGE coordena uma força-tarefa importantíssima para a análise da população brasileira: o censo demográfico, que é a pesquisa que tem por objetivo contar toda a população brasileira. Para isso, os recenseadores – os pesquisadores do Censo – visitam todas as residências e empresas do país. Além de fazer a contagem da população, esse levantamento tem por objetivo revelar características da população brasileira, como renda, qualidade de vida, escolaridade, cor da pele, tipo de moradia etc.

O IBGE é um órgão estatal que tem por finalidade fornecer dados e informações sobre o Brasil *
O IBGE é um órgão estatal que tem por finalidade fornecer dados e informações sobre o Brasil *
Publicado por: Amarolina Ribeiro

Assuntos Relacionados