Iceberg

Iceberg (do inglês ice: gelo e do sueco berg: montanha) é um grande bloco de gelo que flutua sobre a superfície dos oceanos. Ao contrário do que se possa pensar, o iceberg não é formado pela água do mar, mas sim por água doce.

Sua origem está vinculada ao processo de degelo, principalmente da Antártica, o que explica o fato de o hemisfério sul concentrar a maior quantidade de icebergs no planeta. Durante o degelo, grandes blocos de água doce congelada se desprendem do continente, flutuando e se movimentando através de inúmeras correntes marinhas.

Alguns estudos comprovaram que apenas 10% de um iceberg permanecem visíveis na superfície, o restante fica submerso, podendo ser maior tanto em profundidade quanto em largura, o que representa um grande perigo para a navegação. Muitos navios naufragaram por conta de colisões com icebergs, o caso mais famoso foi o do Titanic, que naufragou em 1912 e teve sua história transformada em sucesso de bilheterias nos cinemas de todo mundo no final da década de 1990.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alguns icebergs possuem uma quantidade muito grande de água doce. Existem estudos que procuram trabalhar métodos para o transporte desses grandes blocos de gelo. Alguns deles podem, por exemplo, abastecer toda a população dos Estados Unidos durante cinco anos.

A maior parte do volume de um Iceberg permanece submersa
A maior parte do volume de um Iceberg permanece submersa
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Assuntos Relacionados