Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal é extremamente importante pela sua diversidade ambiental e por ser uma área de habitação indígena.

Ilha do Bananal, nas margens do Rio Javaés
Ilha do Bananal, nas margens do Rio Javaés

A Ilha do Bananal, localizada no estado do Tocantins, é famosa por ser a maior ilha fluvial do mundo, com uma área de aproximadamente 25.000 km². Ilha fluvial é toda e qualquer porção de terras cercada de águas de rios por todos os lados. No caso, os rios são o Araguaia e o Javaés.

Ela situa-se na divisão do Tocantins com os estados de Goiás e Mato Grosso, integrando os municípios de Pium, Caseara, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Marianópolis do Tocantins. Localiza-se no relevo da Planície do Cantão e possui uma altitude média de 150m acima do nível do mar.

Mapa de localização da Ilha do Bananal, Tocantins
Mapa de localização da Ilha do Bananal, Tocantins*

A Ilha do Bananal possui uma elevada relevância ambiental para o Brasil, integrando o Parque Nacional do Araguaia, uma das mais importantes unidades de conservação brasileiras. Além disso, também é importante pelo seu patrimônio cultural em razão de sua população de cultura tradicional e indígena. Ao todo, vivem nessa ilha cerca de 15 mil pessoas e 2 mil delas são índios. Estes fazem parte da Reserva Indígena do Araguaia.

Na região, o clima predominante é o semiúmido, com oscilações de temperatura que variam entre 22ºC e 38ºC, com elevados índices de umidade. No período chuvoso, geralmente entre os meses de setembro e março, boa parte de sua área é inundada em função dos elevados índices pluviométricos e das cheias dos rios que a circundam.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sua riqueza ambiental se deve ao fato de a região estar localizada em uma faixa de transição entre a Amazônia e o Cerrado, apresentando uma grande importância por ser uma zona de entrecruzamento natural desses dois tipos de biomas. Sua fauna apresenta uma enorme quantidade de espécies, incluindo mais de 600 tipos de aves, das quais muitas delas aparecem na região apenas para se reproduzirem.

Apesar das reservas legais e da proteção ambiental existente na Ilha do Bananal, parte de seu território sofre com as pressões de ruralistas para a exploração de suas terras e seus recursos naturais. Além disso, alguns projetos de inundação do Rio Araguaia para facilitar o transporte hidroviário poderiam comprometer boa parte da Ilha.

A Ilha do Bananal é um exemplo da importância ambiental da região da Amazônia e das riquezas naturais existentes no território brasileiro, cuja preservação precisa ser intensificada.

_________________________

Créditos do mapa: Atlas Geográfico, IBGE.

Assuntos Relacionados