Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Ilhas Malvinas

Ilhas Malvinas

As Ilhas Malvinas, ou Falklands, são territórios ultramarinos de domínio britânico, localizados no oceano Atlântico, no extremo sul do subcontinente sul-americano.

O arquipélago abrange uma área de 12,2 mil km², duas vezes a extensão do Distrito Federal brasileiro, sua capital é a cidade de Stanley. Nas Malvinas são criados rebanhos de ovelhas, delas são extraídas lãs de qualidade, com produção destinada à exportação, especialmente para o Reino Unido.

As águas marinhas que rodeiam as ilhas possuem um grande potencial para pesca, mas os nativos não desenvolvem essa atividade. Por essa razão, o governo concede o direito de pesca para embarcações estrangeiras, após o pagamento de uma licença, isso é um meio de capitação de recursos, que são revertidos em investimentos, principalmente em educação e saúde.

O setor agropecuário gera uma produção que supre a demanda local, até porque a população é de aproximadamente três mil habitantes. Por outro lado, as Malvinas são destituídas de indústrias, diante desse fato, os produtos industrializados, como combustíveis, comidas e bebidas, material de construção, roupas, entre outros, são importados do Reino Unido, Estados Unidos e Holanda.

Após estudos geológicos realizados nas Ilhas, foi constatada a existência de jazidas de petróleo, fato que aguçou o interesse de diversas empresas petrolíferas em explorar a região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Eduardo de Freitas
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.

Assuntos Relacionados