Índia

A Índia, ou República da Índia, é um país asiático localizado em uma região chamada de subcontinente indiano. O território indiano limita-se com a China, o Nepal e o Butão, ao norte; com Mianmar, a leste; com Bangladesh e a Baia de Bengala, ao sul e a leste; com Estreito de Palk, ao sul; e com o Paquistão, ao norte e oeste.

O país em questão é banhado pelo oceano Índico. A Índia possui um território que abrange uma área de 3,3 milhões de km2, ocupando o terceiro lugar em extensão territorial entre os países do continente asiático.

No interior do território indiano vive cerca de 1,2 bilhão de pessoas, isso coloca o país em segundo lugar entre os países mais populosos do mundo, sendo superado somente pela China, cuja população é de aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes. A Índia apresenta uma taxa de crescimento vegetativo anual de cerca de 1,3%, percentual que preocupa, pois esse aumento na população representa muito.

A numerosa população indiana possui uma grande diversidade cultural, étnica e religiosa. Há uma grande complexidade étnico-linguístico na Índia. A população é formada a partir de povos como: dravidianos e arianos, incluindo ainda grupos humanos de menor expressão. Quanto à língua, são aceitos como oficiais 18 idiomas, além de pelo menos 1 600 dialetos. Na índia cerca de 74% da população é de religião hinduísta, além de aproximadamente 12% de mulçumanos, e o restante, cerca de 14%, praticam outras religiões.

Informações diversas

Nome: República da Índia.
Capital: Nova Délhi.
Cidade mais populosa: Bombaim (16,6 milhões).
Religiões: Hindu, islamismo, cristã, sith, budismo, entre muitas outras.
Mortalidade infantil: 34,61 mortos/1000 nascidos.
Expectativa de vida: 65 anos.
Independência: 15 de agosto de 1947.
Subdivisões políticas: 28 Estados e 7 territórios da união.
PIB: 2,9 trilhões de dólares.
Gentílico: indiano (a).
Moeda: rupia indiana.
Bandeira da República da Índia.
Bandeira da República da Índia.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados