Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Indonésia

Indonésia

A Indonésia é formada por aproximadamente 14 mil ilhas no Oceano Índico, é considerado o maior arquipélago do mundo.

Bandeira da Indonésia na colina de Telang, Kalimantan do Sul, Indonésia
Bandeira da Indonésia na colina de Telang, Kalimantan do Sul, Indonésia

Considerado o maior arquipélago do mundo, a Indonésia é formada por aproximadamente 14 mil ilhas no Oceano Índico, na porção sudeste do continente asiático. O país pertence ao Hemisfério Oriental, visto que seu território está totalmente localizado a leste do meridiano de Greenwich. A linha do Equador “corta” a Indonésia, fazendo com que uma parte pertença ao Hemisfério Setentrional (norte) e a outra, ao Hemisfério Meridional (sul). O território indonésio está situado numa zona sísmica e de vulcões ativos, sendo afetado por terremotos e tsunamis.

A Indonésia possui uma área de 1,9 milhão de quilômetros quadrados, sendo muito extensa no sentido leste-oeste, fato que proporciona a existência de diferentes paisagens naturais: a porção oeste abriga florestas tropicais, que apresentam grande diversidade de plantas e animais, com destaque para os elefantes e os tigres. A região leste, por sua vez, possui paisagens semelhantes às da Oceania, abrigando cangurus.

Com aproximadamente 230 milhões de habitantes, a Indonésia é o quarto país mais habitado do planeta, atrás somente dos Estados Unidos (314,6 milhões), Índia (1,2 bilhão) e China (1,3 bilhão). Essa é maior nação islâmica, com mais de 200 milhões de mulçumanos. Jacarta, capital nacional, é a cidade com maior concentração populacional: 9.125.000 habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A economia está em constante desenvolvimento, com destaque para a agricultura, cujos principais cultivos são o arroz, milho, cacau, café, banana, cana-de-açúcar, tabaco, entre outros. As riquezas minerais do solo indonésio proporcionam a extração de níquel, bauxita, ouro, cobre, gás natural e petróleo, que é o maior responsável pelas exportações do país. O setor industrial é representado pelos segmentos eletrônicos, têxtil, cimento, mineração, pneu e celulose.


Bandeira da Indonésia

Dados da Indonésia:

Localização: Sudeste asiático.

Área: 1.904.569 km².

Capital: Jacarta.

Idiomas: Indonésio (oficial), línguas regionais (principal: javanês).

População: 229.964.723 habitantes.

Densidade demográfica: 120,7 hab/ km².

População residente em área urbana: 52,63%.

População residente em área rural: 47,37%.

Esperança de vida ao nascer: 70,1 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,600.

Governo: República presidencialista.

Atual presidente (2010): Susilo Bambang Yudhoyono.

Moeda: Rupia indonésia.

Produto Interno Bruto (PIB): 514,4 bilhões de dólares.

Assuntos Relacionados