Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Iraque e uma possivel fragmentação

Iraque e uma possivel fragmentação

O Oriente Médio é uma região que sempre viveu em conflito, isso vem ocorrendo há várias décadas. O Iraque, mais precisamente, sempre se destaca nos meios de comunicação por causa de suas hostilidades. Esse já se envolveu em conflitos com o Irã, Estados Unidos entre outros.

Saddam, que esteve no poder por muitos anos, foi retirado e condenado à forca pelos crimes que cometeu enquanto líder, como o massacre de 148 Xiitas na cidade Dujail em 1982. Foi executado em 2006, sua morte intensificou o cenário iraquiano devido às declarações feitas por ele antes de morrer, o ex-líder iraquiano disse que os Sunitas, Xiitas e Curdos tinham a obrigação de permanecerem juntos e conservar a unidade do estado iraquiano.

O major reformado do exército estadunidense Ralph Peters, tem em sua ideologia a criação de novos estados, realizando assim uma fragmentação do território, que, segundo ele, facilitaria a administração e dominação.

Com base no pensamento de Peters, se o território do Iraque fosse dividido ou fragmentado teria três partes para abrigar respectivos povos distintos e independentes, surgiria o Curdistão, nome derivado de curdos, esses ocupariam a região do norte, as populações Sunitas que se localizam no centro do país formariam o Iraque Sunita e os Xiitas que se localizam ao sul, nas proximidades do Golfo Pérsico, formariam o Iraque Xiita. Essa fragmentação tentaria colocar cada linha de pensamento, religiões e todas as questões culturais em que cada território, esses teriam seus costumes inseridos sem a intervenção de um governo majoritário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Saddam Hussein, o ditador iraquiano
Saddam Hussein, o ditador iraquiano
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados