Israel

Israel está localizado no Oriente Médio, seu território é banhado pelo Mar Mediterrâneo, possui fronteiras com o Líbano, Síria, Jordânia e Egito.

Israel
Bandeira de Israel

Israel está localizado na região mais conflituosa do planeta, no Oriente Médio. Esse cenário é impulsionado pelas disputas territoriais, políticas, por recursos naturais (água, petróleo, etc.), o que foi agravado pela instalação do estado israelense (em 1948), visto que a maioria da população árabe, em especial os palestinos, não aceita o retorno dos judeus ao Oriente Médio.

O território israelense, banhado pelo Mar Mediterrâneo, possui fronteiras com o Líbano (ao norte), Síria (a nordeste), Jordânia (a leste) e Egito (a sudoeste). A expansão territorial em áreas palestinas desencadeia uma série de confrontos entre as duas nações, pois os israelenses estão ocupando território dos palestinos, que reivindicam a formação de um Estado-Nação próprio. 

Com mais de sete milhões de habitantes, Israel apresenta um dos melhores indicadores socioeconômicos do Oriente Médio: com média de 0,872, o país possui elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os serviços de saneamento ambiental são destinados à maioria das residências, fato que reflete na baixa taxa de mortalidade infantil: 5 para cada mil nascidos vivos. Outro destaque é a educação, onde 97% dos israelenses são alfabetizados.

A economia nacional se fortalece com a ajuda financeira dos Estados Unidos (EUA) e com o envio de dinheiro de judeus que vivem no exterior. Outro elemento de grande importância é a agricultura, que é praticada com grande aparato tecnológico. O setor industrial baseia-se nos segmentos bélico e de informática. Jerusalém, local sagrado das três principais religiões monoteístas (cristianismo, islamismo e judaísmo), recebe milhões de turistas, contribuindo para a economia israelense.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Jerusalém, cidade sagrada para os judeus

Dados de Israel:

Localização: Oriente Médio.

Área: 22.145 km².

Capital: Telaviv e Jerusalém – não reconhecida pela ONU.

Idiomas: Hebraico e Árabe.

População: 7.169.556 habitantes.

Densidade demográfica: 323,7 hab/km².

População urbana: 92%.

População rural: 8%.

Esperança de vida ao nascer: 81 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,872.

Religião: Judaísmo 71,4%, islamismo 18,9%, cristianismo 2,9%, sem religião e ateísmo 5,8%, bahaísmo 0,2%, outras 0,8%.

Governo: República parlamentarista.

Atual presidente: Shimon Peres.

Moeda: Shekel.

Produto Interno Bruto (PIB): 199,5 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados