Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Cartografia
  4. Latitudes e Longitudes

Latitudes e Longitudes

As latitudes e as longitudes são as linhas imaginárias responsáveis pela formação das coordenadas geográficas.

O sistema de Coordenadas Geográficas é uma forma de representação cartográfica utilizada para representar e localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Esse sistema é composto por algumas linhas imaginárias, chamadas de Latitudes e Longitudes.

Latitude: Distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à linha do equador. É também chamada de paralelo por se tratar de linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador. Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio.

As latitudes variam em 180º, sendo contadas a partir da Linha do Equador, que é a latitude 0º, responsável por dividir o planeta nos hemisférios Norte (Boreal ou Setentrional) e Sul (Austral ou Meridional).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Longitude: Distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. As longitudes também são chamadas de meridianos.

As longitudes variam entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W), sendo contadas a partir do Meridiano de Greenwich.

Os principais paralelos e meridianos do planeta
Os principais paralelos e meridianos do planeta

Apesar de as longitudes e latitudes serem traçadas cartograficamente a cada 15º, qualquer ponto da superfície terrestre possui latitude e longitude específicas. No âmbito das representações gráficas, o único ponto de referência utilizado são as coordenadas geográficas traçadas a partir dessas linhas.

As coordenadas geográficas: latitudes e longitudes
As coordenadas geográficas: latitudes e longitudes
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Assuntos Relacionados