Lua

A Lua é um satélite natural, seu nome é derivado do latim Luna. Não existem informações precisas acerca de quando surgiu a Lua, o que se sabe é que ela se formou a partir de elementos semelhantes àqueles que originaram o planeta Terra.
A Lua ocupa o lugar de único satélite natural que a Terra possui, os mesmos (Lua e Terra) estão situados a uma distância aproximada de 3 500 km. Em relação à sua massa, a Lua é superada pela Terra em 80 vezes, isso quer dizer que o nosso planeta é bem maior do que esse satélite.

A Lua é constituída por uma superfície bastante irregular, repleta de rochas, ela é desprovida de gases, como os encontrados na Terra (oxigênio e hidrogênio), e recursos hídricos (água). Assim como o planeta Terra, a Lua também realiza o movimento de rotação, porém o tempo gasto é distinto, tendo em vista que esse satélite precisa de 27 dias e 7 horas para concluir esse processo; tempo igualmente necessário para a realização do movimento de translação. Isso faz com que visualizemos sempre uma única face da Lua, fato denominado de rotação capturada. A outra face é denominada de “face oculta da Lua”. A rotação capturada corresponde à parte iluminada, apresenta elevadas temperaturas, cerca de 127° C. Por outro lado, a “face oculta” apresenta uma baixíssima temperatura, cerca de – 170°C.

As duas faces citadas apresentam as características acima em intervalos de 14 dias (terrestres). No ato do movimento de translação lunar, o lado iluminado que pode ser visualizado da Terra, altera sua configuração a cada dia. Esse fato nada mais é do que as fases da Lua que acontecem alternadamente em períodos de 28 dias, tempo correspondente ao movimento de translação.
Visão noturna da Lua.
Visão noturna da Lua.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados