Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Planetas
  4. Planeta Mercúrio

Planeta Mercúrio

“O planeta Mercúrio possui três recordes: é o mais rápido, o mais próximo do sol e o menor planeta do sistema solar.”

Mercúrio é o primeiro planeta do sistema solar, a contar a partir da proximidade com o Sol, distando-se em apenas 57,9 milhões de quilômetros da estrela em média. Com um diâmetro de 4878 km, é o menor entre os planetas do nosso sistema solar e também o que realiza mais rapidamente o seu movimento de translação, executado a uma velocidade de aproximadamente 47,87 km/s, levando, assim, 88 dias para completar sua volta ao redor do sol.

Quanto ao movimento de rotação, o planeta Mercúrio executa-o apenas três vezes durante duas órbitas de translação, o que faz com que o seu dia solar seja o equivalente a 173 dias terrestres. Além disso, esse movimento de rotação acontece com o seu eixo perpendicular ao plano da órbita, por isso, Mercúrio não apresenta estações do ano e alguns locais não recebem a luz do sol.

A atmosfera de Mercúrio é basicamente composta por átomos de árgon, néon e hélio e apresenta uma pressão muito baixa, cerca de um bilhão de vezes menor do que a da Terra ao nível do mar. As altas temperaturas, em razão da proximidade com o sol, fazem com que esses átomos se dispersem pelo espaço, o que tem como consequências: o pequeno índice de erosão hídrica e eólica; a baixa proteção da atmosfera frente a meteoritos e a incapacidade de se conservar as médias térmicas. Por conta desse último fator, as temperaturas no planeta Mercúrio variam entre 430ºC e -170ºC durante a noite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A superfície de Mercúrio é relativamente semelhante à da Lua, com uma grande quantidade de crateras formadas pelo impacto dos meteoritos que atingiram o planeta. A ausência de agentes erosivos de transformação do relevo faz com que essas crateras permaneçam conservadas durante muito tempo. A maior delas é a Bacia Caloris, formada há milhares de anos e com um diâmetro de 1550 km de extensão.

O planeta Mercúrio recebe esse nome em virtude do seu acelerado movimento de translação, o que faz com que ele se mova mais rapidamente no céu do que os demais corpos celestes visíveis. Na mitologia romana, Mercúrio era o mensageiro dos deuses por ser o mais rápido entre todos os seres do mundo.

Graças à sua proximidade com o sol, é muito difícil observar Mercúrio, o que só é possível próximo ao nascer do sol e logo após o entardecer. A maioria das informações é proveniente da sonda Mariner 10, enviada em 1973, e da sonda Messenger, enviada pela Agência Espacial Americana (NASA) em 2008. Recentemente, foi lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Agência Japonesa de Exploração Aerospacial (JAXA) a sonda Bepicolombo, que concluirá o mapeamento da superfície do planeta e fornecerá novos dados e informações.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
O planeta Mercúrio assemelha-se com a aparência da Lua
O planeta Mercúrio assemelha-se com a aparência da Lua

Assuntos Relacionados