Minas Gerais

Minas Gerais está localizado no Sudeste do Brasil, a ocupação dessa região ocorreu no final do século XVI, em virtude da descoberta do ouro.

O estado de Minas Gerais está localizado na Região Sudeste do Brasil, é o maior em extensão territorial da Região, com área de 586.520,368 Km2, ocupando 6,9% do território brasileiro. A maior parte de sua área localiza-se em planaltos, com uma paisagem marcada por montanhas, vales e grutas.

A ocupação na região ocorreu no final do século XVI em virtude da descoberta de ouro, fato que atraiu vários portugueses juntamente com seus escravos africanos em busca de lavras de ouro e diamante. A exploração de ouro na área desencadeou uma série de conflitos, os principais motivos eram a fiscalização e a cobrança de impostos realizada por Portugal sobre o ouro.

Entre os conflitos, a Guerra dos Emboabas foi desencadeada em razão da constante luta pelo direito de exploração das minas de ouro, em que mineradores paulistas se opuseram a comerciantes portugueses e brasileiros.

A Inconfidência Mineira surgiu com a intenção de romper as relações entre a colônia e a metrópole. O movimento reuniu proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares, numa conspiração que pretendia eliminar a dominação portuguesa e criar um país livre, em 1789. Tiradentes, filho de um pequeno proprietário, foi a figura de maior destaque da Inconfidência Mineira. O movimento foi tão importante que inspirou a criação da bandeira de Minas Gerais.


Bandeira de Minas Gerais

A bandeira do estado é composta por um triângulo que simboliza a Santíssima Trindade, o branco representa a paz dos inconfidentes. A frase em latim, foi extraída da obra do poeta romano Virgílio, significa “Liberdade ainda que tardia”.

O estado possui 853 municípios, sendo Belo Horizonte a capital. Outras cidades importantes de Minas Gerais são: Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, e as cidades históricas: Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Sabará, São João Del Rey e Diamantina. A população estadual é de  19.597.330 habitantes, o que corresponde a 10,2% da população brasileira. Sendo 85,3% residentes em área urbana e 14,7% residentes na zona rural.

O relevo é caracterizado por planaltos com escarpas e depressão no centro. O ponto mais elevado é o pico da Bandeira, localizado na serra do Caparaó, com 2.889,80 metros. A vegetação é composta por floresta tropical e cerrado; o clima é tropical, com temperatura média anual de 21°C. A hora local é a mesma de Brasília. Os principais Rios são: das Velhas, Doce, Grande, Jequitinhonha, Mucuri, Paracatu, Paranaíba, Pardo e São Francisco.

No âmbito da economia, Minas Gerais é o maior produtor de café e leite do país, é o segundo Estado mais industrializado do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. A agropecuária é uma atividade muito influente. Um setor que está se desenvolvendo no Estado é a biotecnologia. É o maior produtor brasileiro de minério de ferro, outros minerais explorados são o ouro e o zinco.

O estado apresenta uma grande disparidade social entre o sul e o norte do seu território, sendo o norte de Minas Gerais uma das áreas mais pobres do Brasil, com precária rede de esgoto, alta taxa de mortalidade infantil e analfabetismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados