Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Europa
  5. Miniestados europeus

Miniestados europeus

Com extensão territorial de 10.365.456 quilômetros quadrados, a Europa é o segundo menor continente, superando apenas a Oceania (8,5 milhões de km²). O continente europeu abriga 49 países, que apresentam dimensões bem variadas, como o maior país do mundo (Rússia) e o menor (Vaticano).

Na Europa Ocidental estão localizadas seis nações (Mônaco, Andorra, San Marino, Malta, Liechtenstein e Vaticano), cujas dimensões são inferiores às de várias cidades brasileiras. Entretanto, esses pequenos países, denominados miniestados, apresentam elevado padrão socioeconômico, com destaque para o turismo.

Características dos Miniestados europeus:

- Vaticano
Com área de 0,44 km², o Vaticano é o menor país do planeta. Sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa, essa nação está situada na porção norte da cidade de Roma, capital da Itália. Sua população é de apenas 826 habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 1.877 hab/km². O turismo é a principal fonte de receitas.

- Mônaco
Localizado na França, próximo da fronteira com a Itália, Mônaco, com 2 quilômetros quadrados, é o segundo menor país do mundo. Seu contingente populacional é de aproximadamente 32.020 habitantes e a densidade demográfica é de 16.010 hab/km². A economia nacional se baseia nas atividades financeiras e no turismo.

- San Marino
Possui extensão territorial de 61 quilômetros quadrados, abrigando 31.359 pessoas. Esse pequeno país está situado entre as províncias da Emilia-Romana e Marcas, no centro da Itália. As indústrias de produtos eletrônicos, os serviços financeiros e o turismo são as principais fontes de receitas.

- Liechtenstein
Seu território, cuja extensão é de 160 km², localiza-se nos Alpes Centrais, entre a Áustria e a Suíça. Essa nação possui 35.010 habitantes, sendo a densidade demográfica de 218,8 habitantes por quilômetro quadrado. Liechtenstein apresenta uma economia extremamente desenvolvida, impulsionada pelas indústrias de próteses dentárias, têxtil, farmacêutica, além do turismo.

- Malta
Com área de 316 km², a ilha de Malta ocupa uma região entre a Itália e a Tunísia, no Mar Mediterrâneo. Seu contingente populacional é de 408.712 habitantes e a densidade demográfica é de 1.293 hab/km². O turismo é uma importante fonte de receitas, porém o maior destaque é o setor industrial, que atua nos segmentos de produtos eletrônicos, alimentício, naval, têxtil, etc.

- Andorra
Com extensão territorial de 453 quilômetros quadrados, Andorra é o maior miniestado europeu. Seu território é habitado por 82,1 mil pessoas, sendo a densidade demográfica de 181,4 hab/km². A economia se baseia no turismo (o país recebe mais de três milhões de visitantes por ano) e nas transações financeiras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Mônaco: o segundo menor país do planeta
Mônaco: o segundo menor país do planeta
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados