Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Movimento das águas oceânicas

Movimento das águas oceânicas

Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem grande parte da superfície terrestre. A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada, pelo contrário, elas se movimentam o tempo todo. Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas.

As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas. Quando as ondas se aproximam do litoral, elas se dobram e se quebram. Áreas de mar aberto apresentam ondas maiores. No Havaí formam-se ondas gigantescas, atingindo até 10 metros de altura.

As marés correspondem ao movimento que as águas realizam diariamente, as quais avançam e recuam. Esse fenômeno se dá por meio de forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra. Existem dois tipos de marés: alta ou preamar e baixa ou baixa-mar. Quando as águas oceânicas avançam, dizemos que a maré é alta e quando recuam, é a maré baixa. Esse fenômeno ocorre em períodos de cerca de 6 horas.

As correntes marítimas são massas menores de água que se deslocam por distintas direções, mantendo suas características de cor, salinidade e temperatura, isso quer dizer que elas não se misturam. Esse deslocamento é proveniente da ação dos ventos e também pelo movimento de rotação da Terra. Por causa disso, as correntes marítimas realizam deslocamentos distintos de acordo com os hemisférios em que se encontram. No hemisfério Norte as corrente seguem no sentido horário e no hemisfério Sul desloca no sentido anti-horário.

No mundo existem dois tipos de corrente marítima, são elas: correntes quentes e correntes frias. As primeiras originam-se na zona tórrida da Terra e se dirigem rumo às zonas polares. As segundas se formam nas zonas polares e deslocam em direção à zona intertropical da Terra.
As ondas são movimentos das águas oceânicas provocados pela ação do vento.
As ondas são movimentos das águas oceânicas provocados pela ação do vento.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados