Narcotráfico

Apreensões de drogas relativas ao narcotráfico.
Apreensões de drogas relativas ao narcotráfico.

A prática da violência no mundo contemporâneo surge a partir de vários contextos. Em todo o globo existem diversas áreas de conflitos decorrentes de problemas políticos, religiosos e econômicos, que em geral abalam a estrutura político-administrativa do lugar.
Alguns focos de tensões são provocados pelo narcotráfico que é uma atividade criminosa, e se fundamenta no tráfico de drogas. Algumas estimativas revelam que o comércio mundial de drogas gera um volume aproximado de 300 bilhões de dólares ao ano, superando o PIB (Produto Interno Bruto) de vários países.

O tráfico de drogas não gera só lucro, a conseqüência de seu funcionamento abala todos os mecanismos inerentes à norma e à segurança. Isso ocorre porque o crime organizado estimula a corrupção nos órgãos públicos para garantir os interesses do tráfico.

O tráfico de drogas apresenta a configuração de uma empresa multinacional, pois cria alternativas para diminuir os custos da produção, inova os meios para dinamizar a distribuição e alcançar novos mercados. Na Colômbia a produção de cocaína representa 4% do PIB, esse é o maior produtor mundial de cocaína.

O tráfico não tem apenas capital, também possui exércitos particulares com armamento extremamente modernos. Quando o governo não está corrompido, ele tenta coibir a atividade, então sofre ameaças e atentados, o que faz surgir uma “espécie” de poder paralelo.

Com o declínio dos cartéis colombianos houve uma descentralização do poder, e esse passou a ser controlado pelas máfias Italiana, Japonesa e Russa. A máfia Russa tem atuado em toda a Europa com o tráfico de drogas e armas.

Em suma, essa atitude tem alterado e direcionado os rumos de vários países, além de suas decisões internas, esse não é um problema restrito a alguns países se tornou uma questão mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados