Neoliberalismo

A flexibilização da econômia na atualidade
A flexibilização da econômia na atualidade

No decorrer dos anos 90, o mundo deixou de ser bipolar e os Estados Unidos se instalaram como maior potência mundial, e partir daí declararam a sua hegemonia em nível planetário.

Então como os norte-americanos são extremamente capitalistas foi instaurado o neoliberalismo, esse consiste na economia de mercado, o modelo recebeu um grande destaque nas políticas econômicas desse período.

As principais economias, que ainda hoje exercem grandes forças políticas nos dias atuais, tiveram sua origem de desenvolvimento firmado em dois pontos cruciais que foram fundamentais e que mudaram de forma efetiva as relações de produção, além de domínios geopolíticos como o controle do processo de inovação tecnológica e do capital.

O neoliberalismo teve como adeptos países como Inglaterra, a Primeira-Ministra Margareth Tacher adotou o modelo em 1970, e Estados Unidos, o presidente norte-americano Ronald Reagan adotou o modelo na década de 1980.

A ideologia principal remete ao estado a intervenção na economia e na livre circulação de capitais, nesse contexto o papel do governo focaliza em adoção de medidas de redução de serviços públicos, como as privatizações de empresas estatais, controle de gastos públicos, menores investimentos em políticas assistencialistas (aposentadoria, seguro desemprego e pensionistas).

O neoliberalismo significa uma doutrina político-econômica que corresponde a uma experiência de adaptar aos princípios do liberalismo econômico as condições do capitalismo moderno.

Segundo a escola liberal clássica, os neoliberais acreditam que a economia tem seu curso designado de uma forma natural e livre e o determinante desse discurso é o preço, o neoliberalismo se difere do liberalismo a partir do pensamento de que o mercado seja desenvolvido de forma espontânea, isso significa que para que o preço sirva para ser um mecanismo de regulação da economia é necessário que haja condições favoráveis para o bom funcionamento do mercado no qual é também de extrema importância a estabilidade financeira e monetária.

A regulação do mercado deve ser feita pelo estado, no que diz respeito aos excessos na livre concorrência. Uma parcela dos neoliberais possui a ideologia e prega a defesa de pequena empresa, confrontando os grandes monopólios.

No fator social o neoliberalismo protege a limitação da herança de grandes fortunas com intuito de oferecer condições de igualdade possibilitando a concorrência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados