Netuno

Netuno, um planeta do sistema solar.
Netuno, um planeta do sistema solar.

Netuno é um dos planetas que compõe o sistema solar, é o quarto maior planeta e o oitavo planeta a partir do sol, se encontra do mesmo a uma distância aproximada de 4,5 bilhões de quilômetros.

Netuno possui um diâmetro equatorial de aproximadamente 50 mil quilômetros, caso não tivesse consistência interna, ou seja, fosse oca, era capaz de abrigar em seu interior pelo menos 60 planetas de tamanho semelhante ao da Terra.

Diferente do planeta Terra, que gasta 365 dias e seis horas para realizar o movimento em torno do sol (translação), Netuno gasta nesse processo 165 anos, um dia nesse planeta corresponde a 16 horas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A descoberta desse planeta ocorreu em 23 de setembro de 1846, no observatório de Berlim, por Johann Gottfried Galle, além da ajuda de um estudante de astronomia, Louis d’Arrest. A constatação se deu por meio de uma avaliação matemática realizada por Urbain Jean Joseph Lê Verrier.

Em Netuno desenvolve ventos que podem atingir aproximadamente 2.000 quilômetros por hora, isso devido à sua condição de planeta gasoso.

Netuno é constituído quimicamente em sua atmosfera de hidrogênio, hélio, além de vestígios de metano e hidrocarbonetos. Provavelmente esse planeta é composto por gelos e rochas com aproximadamente 15% de hidrogênio e uma parte de hélio.

Assuntos Relacionados