Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Nova jazida de Petróleo do Brasil

Nova jazida de Petróleo do Brasil

No dia 08 de novembro de 2007, a Petrobras anunciou a descoberta da maior jazida de petróleo brasileira, essa ocasionará um aumento de 50% na atual produção petrolífera do país, que atualmente é de 14 bilhões de barris. Após a descoberta da reserva do minério fóssil, o Brasil se colocou em 17º lugar no ranking dos países que detêm as maiores jazidas de petróleo do mundo.

Essa nova reserva será explorada de forma efetiva, provavelmente, a partir de 2013. O óleo encontrado é leve, dessa forma, é superior ao petróleo pesado da bacia de Campos.

Essa jazida recebeu o nome de Tupi, pois a área onde foi realizada a coleta para estudo que resultou na descoberta possui esse nome, a 250 quilômetros do Rio de Janeiro, o petróleo se concentra a 7 mil metros de profundidade, localizado na costa brasileira.

A expectativa é que essa reserva tenha armazenado entre 5 e 8 bilhões de barris, além disso, é esperada a possibilidade de extração desde a costa catarinense até o litoral do Espírito Santo.

Com a empolgação, o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o país iria se transformar em exportador desse importante minério, além disso, quer inserir o Brasil na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A partir dessas declarações, o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez (que já faz parte da OPEP), denominou o presidente brasileiro de “magnata do petróleo”.

Como já foi dito, a estimativa para iniciar a extração é para 2013, até lá é preciso que sejam realizados diversos estudos para estabelecer dados precisos acerca do potencial da reserva, isso levará pelo menos dois anos de muito estudo e preparação técnica para, então, começar a exploração.

Desde 2005, a Petrobras realizou investimentos que atingiram as cifras de 1 bilhão de dólares, o recurso foi utilizado para perfurar 15 poços, oito desses foram avaliados com o que há de melhor em técnicas de extração de petróleo.
O Presidente Lula comprovando a nova reserva de petróleo
O Presidente Lula comprovando a nova reserva de petróleo
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados