Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Ásia
  5. Novos Tigres Asiáticos

Novos Tigres Asiáticos

Os Novos Tigres Asiáticos integram as economias emergentes da Ásia que apresentam crescimento na elevação de suas riquezas.

Imagem da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. A industrialização do país intensificou a urbanização
Imagem da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. A industrialização do país intensificou a urbanização

O termo “Novos Tigres Asiáticos” é utilizado para designar o grupo de países de industrialização recente e que vêm expandindo suas economias a partir dos investimentos gerados pela expansão dos Tigres Asiáticos antigos e também pela maior inserção do capital estrangeiro proveniente dos países desenvolvidos. Também chamados de Tigres da Segunda Geração, os novos tigres são: Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas e Vietnã. Os dois últimos também costumam ser chamados de Novíssimos Tigres Asiáticos.

A principal característica dos Novos Tigres Asiáticos é o amplo recebimento de investimentos estrangeiros, principalmente por meio da atuação das empresas multinacionais e também de fábricas de peças ou até maquiladoras (montadoras). As principais fábricas que se instalaram no território dos Novos Tigres são dos setores têxteis, alimentícios, de calçados, de brinquedos e também de materiais e produtos eletroeletrônicos.

Essa tendência crescente de recebimento de investimentos está relacionada com as vantagens que esses países oferecem, como menores custos de produção e uma mão de obra que, por um lado, não possui tanta qualificação quanto a dos Tigres Asiáticos clássicos, mas, por outro, ocasiona um gasto bem menor em termos de remunerações e direitos trabalhistas.

Pode-se dizer que o mesmo processo de desenvolvimento econômico vivido pelos Tigres Asiáticos originais ao longo da década de 1980 foi repetido pelos Novos Tigres a partir da segunda metade da década de 1990 em diante. Os países asiáticos, antes predominantemente agrários, transformaram os seus espaços geográficos com uma maior atuação dos setores secundário e terciário e um acelerado processo de urbanização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O principal exemplo é a Tailândia, onde a predominância dos produtos agrícolas no volume de exportações foi substituída pela comercialização de produtos maquinofaturados, especialmente os equipamentos eletrônicos e os produtos têxteis. O Vietnã também é considerado um exemplo emblemático, pois apresenta-se como um país em recuperação diante do legado do conflito contra os Estados Unidos e também dos impactos gerados pelo período de reabertura econômica adotado pelo governo.


Imagem aérea de um tecnopolo produtivo no território da Tailândia

Apesar de terem apresentado notáveis melhorias sociais e de condições de vida, ainda é muito cedo para dizer que os Novos Tigres apresentarão o mesmo sucesso socioeconômico dos Tigres Clássicos, pois apresentam economias muito frágeis e altamente dependentes do mercado de exportações. Por isso, esses países enfrentam o desafio de dinamizarem mais suas economias e diminuir a dependência em relação ao capital estrangeiro por meio do fortalecimento de suas empresas locais.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados