Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. O ciclo da água

O ciclo da água

Grande parte do planeta Terra é constituída por água, que pode ser encontrada na natureza em três tipos básicos de estados, conhecidos como estados físicos da água: líquido, sólido e gasoso.

As águas contidas no planeta se encontram em oceanos, rios, lagos, geleiras, atmosfera, solos e nos aqüíferos subterrâneos. Todas elas são interligadas a partir do processo de evaporação. Isso quer dizer que a água contida em uma geleira já esteve em um lençol freático, e assim por diante. As águas do planeta são interligadas em razão dos processos de: evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, promovendo assim a circulação das águas.

As águas que se encontram sobre a superfície estão propícias à evaporação. Outro fator relevante no ciclo da água é a transpiração das plantas, que leva à evapotranspiração. Após a evaporação, o vapor de água atinge a atmosfera, camada constituída por gases que envolvem a Terra. No processo de evaporação, quando o vapor de água atinge temperaturas baixas, se transforma em estado líquido. Quando as nuvens estão saturadas, ocorrem as precipitações (chuvas, granizo ou neve). Quando atingem a superfície terrestre, é absorvida pelos solos e abastece o lençol freático.
Esboço do processo que desenvolve o ciclo da água.
Esboço do processo que desenvolve o ciclo da água.
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados