O neorracismo

Os novos tipos de racismo
Os novos tipos de racismo

Há uma nova tendência racista voltada para o preconceito, essa tem como princípio básico a cor da pele, mas também se preocupa com a origem, ficando evidenciados os preconceitos recebidos por imigrantes.

Esse preconceito é voltado para imigrantes originados de países subdesenvolvidos que são atraídos para os desenvolvidos com a esperança de encontrar uma melhor condição de vida.

Atualmente os países que mais atraem imigrantes são Alemanha, Bélgica, Itália, França, EUA e Japão. Tais preconceitos tiveram incremento após os atentados de 11 de setembro, os principais grupos discriminados são judeus, árabes mulçumanos, africanos e latinos, resumindo, todos originários de países do sul.

Até mesmo os negros americanos, que no passado enfrentaram muito preconceito, hoje sofrem um pouco menos, juntos com os brancos discriminam os latinos, de uma forma geral, o preconceito de origem tem suas bases nas disparidades econômicas e sociais e também no crescimento do fluxo migratório no mundo.

A concentração de imigrantes nos mais variados países desenvolvidos despertou nos nativos uma nova visão, passaram a enxergar o imigrante como um rival no mercado de trabalho que a cada momento, devido à modernização produtiva, tira postos de trabalho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro temor dos nativos está no quesito da identidade cultural, até mesmo porque há um grande crescimento da população imigrante.
Alguns problemas vistos e sentidos pelos imigrantes são decorrentes da falta de emprego, como a criminalidade, tráfico de drogas, prostituição, tudo provocado pelo aumento do desemprego.

As evoluções tecnológicas trouxeram muita riqueza, mas em contrapartida causaram a marginalização de milhões de pessoas no mundo, a globalização, instrumento do processo das evoluções tecnológicas, acelera a diminuição de postos de trabalho no mundo todo, embora isso não seja percebido, então, os imigrantes recebem a culpa e por essas e outras razões são discriminados.

Em todo o mundo cresce o número de pessoas que se aderem a movimentos racistas (neonazistas) como os skinheads, esses grupos espancam, queimam as casas de imigrantes pobres atribuindo a eles a culpa pelos problemas citados.

Assuntos Relacionados