Os Cânions

Cânions são extensos paredões que foram formados através de processos erosivos no decorrer de milhões de anos, são esculpidos principalmente pela ação dos ventos e das águas.

Existem vários cânions no mundo, mas sem dúvida o mais imponente é o Grand Canyon, situado no estado americano do Arizona, ele possui incríveis medidas: 29 quilômetros de largura, um desfiladeiro com 446 quilômetros de extensão, em alguns pontos existem penhascos que atingem 1,6 mil metros de profundidade.

O Cânion de forma geral tem sua origem a partir do constante fluxo de águas de córregos, rios e riachos, como as águas correm interruptamente em determinados lugares a formação geológica é sedimentar, e o solo é facilmente desfeito, e então é levado pelas águas, produzindo dessa forma imensas “fendas” ou erosões.

A ocorrência desse evento é em áreas de características particulares, no caso, em locais de clima árido, que praticamente não sofre a influência de chuvas, uma vez que nesse tipo de clima as chuvas são restritas, ou seja, com pouca incidência, com isso a formação dos Cânions é realizada pelos rios de maneira vertical.

Para definição de qual é o maior cânion do mundo basta realizar medições como largura, extensão e profundidade. Embora o mais conhecido seja o Grand Canyon, não significa que seja o maior, pois em tamanho é menor que outros. Essa afirmação foi comprovada em expedições recentes ocorridas no centro do continente asiático, nas proximidades da Cordilheira do Himalaia, foi encontrado o cânion de maior extensão e profundidade do mundo.

O maior cânion foi descoberto em 1993, pelo explorador Richard Fisher, depois de cerca de dez anos de estudos ficou constatado a sua localização no Vale do Rio Brahmaputra no Tibete e China, e recebeu o nome de Yarlung Tsangpo.

Grand Canyon nos EUA-Arizona
Grand Canyon nos EUA-Arizona
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados