Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Os Minerais são Recursos da Natureza

Os Minerais são Recursos da Natureza

Desde as civilizações mais antigas e primitivas até as mais contemporâneas todas sempre utilizaram os recursos minerais dispostos na natureza. Basicamente os recursos são divididos em recursos naturais renováveis e não renováveis.

Primeiramente é importante saber o que significa recursos naturais, essencialmente corresponde a tudo aquilo que a natureza fornece ao homem, pode ser vegetal, animal ou mineral.

De acordo com a divisão dos recursos naturais entende-se por recursos naturais renováveis tudo aquilo que pode ser extraído ou utilizado pelo homem ou qualquer ser vivo e que essa pode se recompor dos possíveis impactos (ex. solo, vegetação, água.).

Os recursos naturais não-renováveis (ouro, prata, diamante, petróleo, ferro, estanho, níquel e etc.) são aqueles recursos que tanto natureza quanto homem não tem a capacidade de refazer ou regenerar, ou seja, elementos encontrados na natureza em forma de reservas e que são finitos, alguns possuem restrita quantidade e podem acabar em curto prazo.

Os minerais se diferem não apenas em sua utilização, mas também em sua classificação, são os minerais metálicos e não metálicos, o primeiro são minerais que possuem em sua composição elementos químicos metálicos, como o ferro, alumínio, chumbo. O segundo são os minerais que em sua composição química possuem elementos não metálicos, como carvão e petróleo.

Os recursos energéticos fósseis

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Os recursos energéticos fósseis são extremamente difundidos em todo mundo, o carvão começou a ser usado na Primeira Revolução Industrial, nas máquinas a vapor na indústria têxtil e nas locomotivas, já o petróleo foi descoberto e utilizado de forma efetiva no final do século XIX e início do século XX, promovido devido à utilização dos motores à combustão, dos carros recém criados, e nas indústrias, como geração de energia.

Fazendo uma consideração em relação à utilização de recursos fornecidos pela natureza ao longo de dezenas de século é notório que em algum tempo esses darão sinais de esgotamento. De acordo com alguns estudos concebem-se informações acerca do fim de certos minérios, acredita-se que o ouro poderá ter seu esgotamento em 2020, estanho 2020 e níquel 2050.
Para amenizar essas questões é preciso realizar o uso comedido dos recursos e reciclar os já extraídos.

Uma jazida de minérios
Uma jazida de minérios
Publicado por: Eduardo de Freitas

Assuntos Relacionados