Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Países desenvolvidos

Países desenvolvidos

“Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado desenvolvimento socioeconômico. Essa classificação é feita a partir de critérios como IDH e renda per capita.”

Países desenvolvidos são nações com elevado desenvolvimento econômico e social. Essa classificação utiliza critérios como grau de riqueza, nível de industrialização e desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O desenvolvimento econômico é também um critério preponderante de classificação.

São usados como sinônimos de países desenvolvidos termos como “países industrializados” e “países de primeiro mundo”. Entre esses países, podemos destacar: Noruega, Suíça, Suécia, Austrália, Japão e Estados Unidos.

Características dos países desenvolvidos

Em relação à economia, os países desenvolvidos apresentam um grau de industrialização bastante elevado, com predomínio dos setores industriais terciário (atividades do comércio) e quartenário (serviços baseados no conhecimento e compartilhamento de informação).

Um fator relevante em relação ao desenvolvimento econômico é o Produto Interno Bruto (PIB), que representa o valor monetário de bens e serviços produzidos por um país em um ano, sendo um dos principais indicadores do potencial econômico de uma nação. A renda per capita, que representa a média salarial por pessoa, também é considerada na classificação de desenvolvimento de uma nação. Nos países desenvolvidos, o PIB e a renda per capita são altos, e a distribuição de renda é geralmente homogênea.

No que diz respeito ao desenvolvimento social, o principal indicador é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que analisa o desenvolvimento social dos países com base em quesitos como educação, saúde e renda. É uma referência numérica que varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhores são as condições de vida no país. Os países desenvolvidos apresentam elevado IDH, portanto, apresentam boa qualidade de vida, elevada renda e grau de educação. As taxas de mortalidade e de natalidade nesses países são baixas se comparadas às de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

Países desenvolvidos e países subdesenvolvidos

 

Países desenvolvidos

Países subdesenvolvidos

Características

São países com elevado grau de industrialização e alta renda per capita. Apresentam IDH próximo a 1, indicando boa qualidade e expectativa de vida, bem como amplas oportunidades de educação.

São países com baixo grau de industrialização e reduzida renda per capita. Apresentam IDH próximo de 0, indicando baixa qualidade e expectativa de vida, vulnerabilidade econômica e reduzidas oportunidades de educação.

PIB

Elevado

Reduzido

Desenvolvimento econômico

Dominam economicamente outros países e apresentam desenvolvimento econômico estável. Geram receitas por meio do setor industrial.

Apresentam dependência econômica dos países desenvolvidos. A economia é essencialmente agrícola, e suas receitas são obtidas, principalmente, por meio dos setores da agricultura e de serviços.

Distribuição de renda

Homogênea

Heterogênea

Qualidade de vida

Boa

Regular/ruim

Expectativa de vida

Alta

Baixa

IDH

Elevado

Baixo

Educação

Alta taxa de alfabetismo

Alta taxa de analfabetismo

Indicadores demográficos

Reduzidas taxas de mortalidade, mortalidade infantil e natalidade.

Elevadas taxas de mortalidade, mortalidade infantil e natalidade.

Exemplos

Noruega, Austrália, Suíça.

Níger, Índia, Congo.


Saiba também: Como é a industrialização nos países subdesenvolvidos?

Países desenvolvidos na América

Os países mais desenvolvidos da América são Estados Unidos e Canadá, os quais apresentam PIBs elevadíssimos. Os Estados Unidos representam cerca de 24% do Produto Interno Bruto Mundial, e seu IDH é de 0,924. Já o Canadá representa a décima maior economia do mundo e é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de países desenvolvidos

Os países desenvolvidos são classificados de acordo com sua economia e com a qualidade de vida da sua população.

Segundo critérios econômicos, como o PIB, são classificados como países desenvolvidos:

→ Estados Unidos: PIB – 19,39 trilhões USD

→ Japão: PIB – 4,872 trilhões USD

→ Canadá: PIB – 1,653 trilhões USD

→ Austrália: PIB – 1,323 trilhões USD

Segundo critérios sociais, como o IDH, são considerados países desenvolvidos:

→ Noruega: IDH – 0,953

→ Suíça: IDH – 0,944

→ Austrália: IDH – 0,939

→ Irlanda: IDH – 0,938

Leia também: Países com elevado IDH


A Noruega é o país com melhor IDH do mundo, o que indica elevado desenvolvimento social.

Países em desenvolvimento

Classificar países em desenvolvimento é uma difícil tarefa, visto que não existe um único critério para se realizar essa classificação. Além disso, os países considerados “em desenvolvimento” possuem características bastante variadas. Há, por exemplo, alguns países em desenvolvimento cuja população apresenta elevado padrão de vida, já outros apresentam população com médio padrão de vida.

Assim, algumas classificações consideram como países em desenvolvimento aqueles cuja qualidade de vida da sociedade varia entre média e elevada e cujo setor industrial, por ser recente, encontra-se em desenvolvimento. São, geralmente, menos industrializados que os países desenvolvidos e mais industrializados que os países subdesenvolvidos. A economia desses países apresenta dependência das grandes potências, e a distribuição de renda é ainda heterogênea.

Exemplos de países em desenvolvimento segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI):

  • Brasil

  • Argentina

  • Colômbia

Países subdesenvolvidos

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são considerados subdesenvolvidos os países que apresentam baixos indicadores socioeconômicos. Essas nações apresentam PIB reduzido e baixa renda per capita. Os indicadores sociais de saúde, educação e nutrição são baixos, o que indica diversos problemas sociais, como fome, miséria e desemprego.

Esses países apresentam baixa industrialização e economia dependente dos países desenvolvidos. São considerados vulneráveis economicamente e apresentam expressivos setores agrícola e de serviços. As taxas de mortalidade infantil, mortalidade e natalidade são altas, indicando problemas sociais ligados, principalmente, à saúde, como má nutrição e falta de acesso a medicamentos.

Exemplos de países em desenvolvimento segundo a ONU:

  • Serra Leoa

  • Níger

  • Haiti

  • Afeganistão

Leia Mais: Países com IDH muito baixo

Índice de Desenvolvimento Humano

Segundo a Organização das Nações Unidas, o ranking de desenvolvimento humano (IDH) é dividido em:

1. Muito alto

- Noruega: 0,953

- Suíça: 0,944

- Austrália: 0,939

- Irlanda: 0,938

- Alemanha: 0,936

2. Alto

- Irã: 0,798

- Palau: 0,798

- México: 0,744

- Venezuela: 0,761

- Brasil: 0,759

3. Médio

- Filipinas: 0,699

- Egito: 0,696

-Bolívia: 0,693

- Índia: 0,640

4. Baixo

- Uganda: 0,516

- Haiti: 0,498

- Congo: 0,457

- Níger: 0,354

Publicado por: Rafaela Sousa
Um país é classificado como desenvolvido a partir de critérios como PIB, renda per capita, IDH e grau de industrialização.
Um país é classificado como desenvolvido a partir de critérios como PIB, renda per capita, IDH e grau de industrialização.

Assuntos Relacionados