Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Países que falam português

Países que falam português

Países que falam português são as nações cujo idioma oficial adotado é o português. É possível encontrar essa língua em diversos continentes.

Países que falam português são as nações que adotam oficialmente o português como idioma. O português também conhecido como língua românica ou língua neolatina é o quinto idioma mais falado do mundo, com cerca de 280 milhões de falantes.

A língua tem sua origem relacionada ao galego-português falado na Idade Média inicialmente na Galiza (Comunidade Autônoma Espanhola) e em Portugal e difundida para outras partes do mundo com as conquistas territoriais nos continentes: africano, americano e asiático. O idioma é uma das línguas oficiais da chamada União Europeia, do Mercosul, União Africana, União das Nações Sul-Americanas, entre outros.

Leia também: Dialetos e registros no português brasileiro

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Países que falam português

Ao todo são nove países que têm como idioma oficial o português, segundo a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. A língua é também falada por uma parte da população em outros territórios, como em Macau, na China; Damão e Diu (território da União da Índia); Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, da Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e nas Ilhas ABC, no Caribe. Em alguns países da América do Sul, como Uruguai, Venezuela, Paraguai e Guiana, há comunidades que falam o português, contudo não é idioma oficial.

País

Continente

População

Angola

África

29.310.273 habitantes

Brasil

América

208.494.900 habitantes

Cabo Verde

África

560.999 habitantes

Guiné-Bissau

África

1.792.338 habitantes

Guiné-Equatorial

África

1.221.490 habitantes

Moçambique

África

27.909.798 habitantes

Portugal

Europa

10.374.822 habitantes

São Tomé e Príncipe

África

204.454 habitantes

Timor-Leste

Ásia

1.291.358 habitantes

Angola


A Angola é um país localizado no continente africano. O território angolano sofreu influência dos portugueses desde o século XV, tendo sido uma de suas colônias. A independência de Portugal deu-se em 1975. O português é o idioma oficial do país, mas há também outras línguas que possuem estatuto de língua nacional, como o quimbundo, segunda língua étnica mais falada.

Brasil


O Brasil é um país do continente americano especificamente localizado no subcontinente América do Sul. É o maior país em extensão territorial desse subcontinente e o único país da América em que o português é a língua oficial.

O território brasileiro começou a ser explorado pelos portugueses em 1500 e tornou-se independente de Portugal em 1822. O português é falado por quase toda a população e foi influenciado por línguas nativas e outras línguas do continente europeu. Segundo o IBGE, há no Brasil cerca de 305 etnias que falam aproximadamente 274 línguas diferentes, sendo essas línguas nativas.

Veja mais: Colonização do Brasil

→ Cabo Verde


Cabo Verde é um país localizado em um arquipélago no Oceano Atlântico próximo à costa africana. O território foi inicialmente explorado pelos portugueses que o colonizaram, tornando-se independente de Portugal em 1975. O idioma oficial do país é o português, mas no país é falado também outras línguas, como o crioulo cabo-verdiano, francês e inglês.

Guiné-Bissau


Guiné-Bissau é um país localizado no continente africano. O território esteve sob domínio português, sendo, então, referido como Guiné Portuguesa. O país tornou-se independente em 1973, quando houve alteração de seu nome que adotou o nome da sua capital para evitar confusões com a Guiné, outro país da África. O português é a língua oficial do país, falado por cerca de 27,1% da população. A outra parte da população fala kriol, uma língua nativa.

Guiné Equatorial


Guiné-Equatorial é um país da África. Os portugueses colonizaram e exploraram o território do país em 1471, permanecendo nas mãos dos portugueses até meados de 1778, sendo cedido à Espanha. O português é uma das línguas oficiais, juntamente ao espanhol e o francês. O país entrou para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa em 2014.

→ Moçambique


Moçambique é um país localizado no continente africano. No ano de 1498, o território foi reconhecido por Vasco da Gama e anexado ao Império Português em 1505. A independência de Moçambique deu-se em 1975. A língua oficial é o português, contudo outras línguas nativas também são faladas no país, como o macua, tsonga e sena.

→ Portugal


Portugal é um país localizado no continente europeu cujo território foi ocupado por povos, como os celtas, galaicos e lusitanos. O país foi responsável pela colonização de diversos territórios, inclusive do Brasil. A língua oficial é o português, adotado em 1290. É falado também em Portugal o mirandês.

São Tomé e Príncipe


São Tomé e Príncipe é um país localizado na África. O país constitui uma ilha e foi descoberta pelos portugueses em 1470, tornando-se colônia de Portugal ao longo do século XVI. A independência de São Tomé e Príncipe ocorreu em 1975. A língua oficial no país é o português e cerca de 98% da população falam a língua. Há no país falantes de outras línguas, como o forro, o crioulo cabo-verdiano e o angolar.

Timor-Leste


O Timor-Leste é um país do continente asiático colonizado pelos portugueses em meados do século XVI, sendo conhecido até então como Timor Português. O país tornou-se independente em 1975. O português é uma das línguas oficiais do país juntamente com o tétum. Além dessas duas línguas, são faladas outras 31 línguas no país como o baiqueno, fataluco, idalaca, mambai, entre outras.

Há países em todos os continentes que falam português.
Há países em todos os continentes que falam português.
Publicado por: Rafaela Sousa

Assuntos Relacionados