Pernambuco
Localização de Pernambuco no mapa do Brasil

O estado de Pernambuco está localizado na porção centro-leste da Região Nordeste, faz divisa com os estados da Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, e é banhado pelo oceano Atlântico. A 545 quilômetros de Recife, capital de Pernambuco, fica o arquipélago de Fernando de Noronha, considerado patrimônio natural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O território pernambucano possui 187 quilômetros de praia de areia fina e água esverdeada, com destaque para Tamandaré e Porto de Galinhas.

A extensão territorial de Pernambuco é de 98.146,315 quilômetros quadrados, e conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 8.796.448 habitantes, correspondendo a aproximadamente 4,6% da população brasileira. A a população pernambucana está distribuída em 185 municípios. O crescimento demográfico é de 1,1% ao ano, a densidade demográfica é de aproximadamente 89,6 hab/km².

Cerca 80% da população reside em áreas urbanas e 20% em zonas rurais. A distribuição populacional no estado ocorre de maneira desproporcional, os centros urbanos localizados próximos ao litoral concentram um elevado percentual da população pernambucana, enquanto que o sertão é pouco povoado. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado é 0,718, sendo o 23° colocado no ranking nacional. A expectativa de vida é de 67,1 anos; a taxa de mortalidade infantil é de 35,7 óbitos a cada mil nascidos; 18% dos habitantes são analfabetos.

O relevo é caracterizado por planície litorânea com várzeas e lagos, planalto no centro e depressões a oeste e a leste. O ponto mais elevado é a serra da Boa Vista, com 1.195 metros de altitude. O clima é tropical atlântico no litoral e semiárido no interior, a cobertura vegetal é composta por mangues no litoral, zona da mata de floresta tropical e agreste com caatinga.
Os principais rios do estado do Pernambuco são: Capibaribe, Ipojuca, Pajeú, São Francisco, Una.


Bandeira de Pernambuco

Significado da bandeira: Idealizada pelos revolucionários de 1817, a bandeira de Pernambuco é composta por um arco-íris que representa a união de todos os pernambucanos; o sol é a força e a energia do Estado; o branco representa a paz; o azul, o céu de Pernambuco; e a cruz simboliza a fé na justiça e no entendimento.

A cidade de Recife é a capital pernambucana, abriga uma população de cerca de 1.537.704 habitantes e uma extensão territorial de 217 km². Outras cidades populosas do estado são: Jaboatão dos Guararapes (644.620), Olinda (377.779), Caruaru (314.912), Paulista (300.466), Petrolina (293.962).

A economia pernambucana, que ao longo da história tinha na agricultura sua principal atividade econômica, nas últimas décadas se transformou em grande centro de serviços, com destaque para o comércio e o turismo. Atualmente esse setor representa mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

No setor industrial têm ocorrido grandes investimentos nos seguimentos de confecções, químico, petroquímico, farmacêutico, de transportes e de energia. Na capital Pernambucana, um moderno polo de informática concentra mais de 200 empresas, se destacam também os polos médico, gesseiro e de turismo.

A cana de açúcar sempre foi importante na economia pernambucana, porém, está sendo substituída pelas plantações de rosas, gladíolo e crisântemo, na Zona da Mata; e pela fruticultura irrigada, sobretudo na região de Petrolina, onde se produz uva, manga, melancia e banana.

A cultura do estado de Pernambuco é muito rica, se destaca danças como o frevo, coco, maracatu, entre outras. A literatura de Cordel é um elemento fundamental da cultura pernambucana, consiste na elaboração de pequenos livros contendo histórias escritas em prosa ou verso, os assuntos são os mais variados: desafios, histórias ligadas à religião, ritos ou cerimônias.

Na década de 1990, músicos pernambucanos misturaram o rock, o pop, o rap, o funk e o hardcore aos ritmos locais e criaram o mangue beat, destacaram os grupos Mundo Livre S/A, Chico Science e Nação Zumbi. Outros grupos musicais importantes do estado são a banda de punk rock hardcore Devotos, e o grupo Cordel do Fogo Encantado, que mistura teatro, poesia e a cultura popular pernambucana.

Assuntos Relacionados