Planaltos

Compostos por paisagens irregulares, os planaltos são relevos característicos de áreas com altitudes elevadas. São exemplos o Planalto do Tibete e o Planalto Central no Brasil.

Planaltos
Chapada dos Guimarães, localizada no Planalto Central

Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.


Classificação

Podemos classificar os planaltos em três tipos:
 

  • Planaltos formados por rochas de origem sedimentar (sedimentares);
  • Planaltos formados a partir de uma rocha de origem vulcânica (basálticos);
  • Planaltos formados por rochas de origem metamórfica e magmática (cristalinos).

Os planaltos também podem ser classificados de acordo com a estrutura geológica à qual pertence. Basicamente, localizam-se em duas principais unidades que fazem parte da estrutura geológica da Terra:

pornliz suckporn porndick

 Bacias sedimentares: área caracterizada por acúmulo de sedimentos ao longo de muitos anos. Os planaltos localizados nessas áreas geralmente apresentam serras e morros em suas bordas. Exemplo: Chapada da Bacia do Paraná.

 Escudos cristalinos: são áreas mais antigas, de terreno resistente e que fornecem alguns recursos minerais, como o ferro. Os planaltos encontrados nessa região são caracterizados por se apresentar em forma de abóbodas. Exemplo: Planalto da Borborema.

Formados por meio de processos erosivos, os planaltos costumam apresentar em suas bordas depressões e planícies, nas quais se acumulam os sedimentos gerados pelas erosões.


Erosão do solo causada por ação da chuva

A paisagem formada pelos planaltos apresenta particularidades. Normalmente o processo de erosão é predominante e ultrapassa o processo de sedimentação. Isso quer dizer que o desgaste da superfície é superior ao depósito de sedimentos. Esses sedimentos são fornecidos para as áreas mais baixas que estão ao seu redor, geralmente depressões e planícies. Outra particularidade também atrelada à paisagem dos planaltos é a presença de elevações de topo plano em seus lados, mais conhecidas como serras. Um exemplo dessa paisagem no Brasil pode ser visto na imagem a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, na região do Planalto Central

Os planaltos podem ser encontrados em diversas regiões do planeta. Os maiores planaltos do mundo são:

1. Planalto do Tibete (China)

2. Planalto do Decão (Índia)

3. Planalto do Colorado (Estados Unidos)

4. Planalto da Etiópia

5. Planalto Brasileiro


Planalto do Decã, localizado na Índia

O Planalto do Tibete, que está no topo da lista, é o maior do mundo, estando a mais de 4000 metros de altitude.


Planalto Brasileiro

No Brasil, os planaltos constituem cerca de 75% do território segundo o géografo Aziz N. Ab'Saber1. Algumas paisagens são bastante conhecidas, como a Chapada Diamantina, localizada na Bahia, na região do Planalto Atlântico; Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, e Chapada dos Veadeiros, localizada em Goiás, ambas situadas na região do Planalto Central. Outros planaltos que fazem parte do Brasil são:

Planalto das Guianas (Norte do Brasil)

Planalto do Maranhão-Piauí

Planalto Nordestino

Planalto Meridional (Sul-Sudeste)

Planalto do Leste-Sudeste

_________________

1BOLIGIAN, L; MARTINEZ, R; GARCIA, W; ALVES, A. Geografia: Espaço e Vivência. São Paulo: Atual Editora, 2001.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados