Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Planetas
  4. Planeta Júpiter

Planeta Júpiter

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno.

Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter. Sua atmosfera é composta principalmente de hidrogênio e hélio.

A distância de Júpiter para o Sol é de aproximadamente 779 milhões de quilômetros. A temperatura média desse gigante corpo celeste é de -110 °C. Uma das características marcantes de Júpiter é a Grande Mancha Vermelha, considerada uma tempestade anticiclônica.

Esse corpo celeste é visível a olho nu, sendo considerado o quarto objeto mais brilhante do céu, atrás apenas do Sol, da Lua e de Vênus. Assim como Saturno, Júpiter também possui um sistema de anel em sua estrutura, contudo, bem menos nítido que o de Saturno.

Galileu Galilei, no início do século XVII, foi o primeiro a analisar esse planeta através de um telescópio. Ele foi responsável pela identificação dos quatro maiores satélites naturais de Júpiter: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. O avanço tecnológico permitiu a obtenção de maiores informações e, atualmente, são conhecidos 63 satélites naturais desse planeta.

O movimento de rotação (deslocamento em torno do próprio eixo) é realizado em um tempo equivalente a dez horas terrestres, portanto um dia nesse planeta tem duração de dez horas na Terra. O movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) é finalizado em 12 anos terrestres, portanto um ano em Júpiter é equivalente a 12 anos na Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Júpiter: o maior planeta do sistema solar
Júpiter: o maior planeta do sistema solar
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados