Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Planetas
  4. Planeta Marte

Planeta Marte

Marte é chamado de planeta vermelho em virtude da grande concentração de óxido de ferro no solo.

Conforme a União Astronômica Internacional (AIU), órgão responsável pela classificação dos corpos celestes, o sistema solar é composto por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esses planetas apresentam algumas características em comum, no entanto, cada um possui peculiaridades.

Marte, por exemplo, é chamado de planeta vermelho, em virtude da grande concentração de óxido de ferro no solo. Ele é o quarto planeta do sistema solar, tendo o Sol como ponto de partida. Sua distância para o Sol é de aproximadamente 228 milhões de quilômetros, fato que justifica a baixa temperatura média registrada nesse planeta (-60 °C).

Com essa temperatura, não há possibilidade de existir água no estado líquido. Entretanto, imagens registradas em 2001 pela sonda Mars Global Surveyor mostraram marcas de erosão no planeta, provavelmente provocadas pelo escoamento de água no estado líquido.

O diâmetro de Marte é de 6.794 quilômetros – quase metade do diâmetro da Terra. A atmosfera, muito rarefeita, é composta por gás carbônico, dióxido de carbono, nitrogênio, argônio, néon e oxigênio. Esse planeta possui dois satélites (luas – Phobos e Deimos) e é visível a olho nu durante a noite.

O movimento de rotação, ou seja, deslocamento em torno de seu próprio eixo, é realizado em 24 horas e 37 minutos, portanto um dia em Marte tem duração de 24 horas e 37 minutos. O movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) é finalizado após 687 dias terrestres, portanto um ano nesse planeta é equivalente a cerca de 1 ano e 11 meses na Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Marte – o planeta vermelho
Marte – o planeta vermelho
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

Assuntos Relacionados