Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Planetas
  4. Planetas gasosos do Sistema Solar

Planetas gasosos do Sistema Solar

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema.

Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos. Esses planetas possuem diversos satélites naturais e sistema de anéis. Os quatro planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. São os mais afastados do Sol.

  • Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar e recebeu o nome do rei dos deuses. Júpiter é uma imensa esfera gasosa, com uma massa duas vezes maior do que a de todos os outros planetas juntos. É o que mais possui satélites naturais (luas). Até então foram descobertas mais de setenta. As maiores luas são Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

  • Saturno: É um gigante gasoso com uma densidade tão reduzida que poderia flutuar. Possui visíveis anéis brilhantes de várias cores. Acredita-se que foram formados a partir de fragmentos de luas e asteroides e que são de gelo, poeira e material rochoso.

  • Urano: Possui cor azul-esverdeada, é o terceiro maior planeta do Sistema Solar e é muito escuro e gelado. Sua cor deve-se, possivelmente, à presença de metano na atmosfera, que é formada em grande parte pelos gases hidrogênio e hélio. A rotação em torno de seu próprio eixo, extremamente inclinado, demora cerca 17 horas. A translação, 84 anos. Pesquisadores acreditam que seu núcleo é rochoso e possui gelo. A temperatura média é de 216 graus abaixo de zero.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Netuno: Recebe o nome do deus dos mares em razão de sua cor: um azul intenso e brilhante que se assemelha com a cor do mar e que deriva do metano presente na atmosfera. Netuno tem 17 vezes a massa da Terra e é o maior dos planetas gasosos. Como todos os astros compostos por gases, não apresenta uma superfície sólida. O núcleo é possivelmente rochoso e gelado. O planeta completa uma órbita em 165 anos terrestres, possui 6 anéis e 13 luas.

À medida que evoluem as técnicas, equipamentos e tecnologias ligados à Astronomia, tem sido possível, gradualmente, conhecer melhor esses planetas. Netuno, por exemplo, foi descoberto por cálculos matemáticos, antes mesmo de ser possível visualizá-lo. A maior distância desses planetas em relação à Terra dificulta o estudo, mas a evolução contínua e gradual dos mecanismos de estudo possivelmente permitirá saber mais sobre esses gigantes gasosos.

Os planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar
Os planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar
Publicado por: Amarolina Ribeiro

Assuntos Relacionados