Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Planetas
  4. Planetas rochosos do Sistema Solar

Planetas rochosos do Sistema Solar

Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol.

Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres. São planetas rochosos assim como a Terra e possuem maior densidade se comparados com os planetas gasosos.

Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte (na ordem de afastamento do Sol). Essa proximidade com o Sol pode ser explicada pelo próprio processo de formação do Sistema Solar, em que os materiais mais densos tendem a se concentrar mais próximos do Sol e os mais leves, mais distantes.

Os planetas rochosos do Sistema Solar são basicamente formados por rochas e apresentam formas de relevo bem definidas. Vamos conhecer suas características:

  • Mercúrio: É o menor dos planetas do Sistema Solar e também o mais próximo do Sol. Dos seus vizinhos, é também o mais veloz, pois realiza o seu movimento de translação em torno do Sol a uma velocidade de quase 48 quilômetros por segundo. Tem uma superfície com vales de lava e grandes crateras. Seu diâmetro é 40% inferior ao da Terra, e sua atmosfera é quase inexistente. Possui enorme amplitude térmica. Suas temperaturas variam entre os 427ºC, de dia, e chegam a -173ºC à noite.

  • Vênus: Conhecido popularmente como Estrela D'Alva ou Estrela da Manhã, esse planeta rochoso é o segundo planeta em ordem de afastamento do Sol e o mais próximo da Terra, além de ser o mais brilhante do Sistema Solar. Possui semelhanças com o nosso planeta no tamanho, massa e composição. Porém, em virtude de sua atmosfera corrosiva, composta por dióxido de carbono e nuvens densas de ácido sulfúrico, não existe vida nesse planeta.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Terra: É a nossa casa no Universo. Apresenta 4,5 bilhões de anos e, diferentemente dos outros, possui a distância perfeita do Sol para poder possuir água em estado líquido e uma temperatura média de 15ºC, fatores que proporcionaram o aparecimento e manutenção da vida. Mais de 70% da superfície é coberta por oceanos. Possui um único satélite natural, quase do seu tamanho, a Lua.

  • Marte: O quarto planeta do Sistema Solar e o último dos rochosos ou telúricos tem uma atmosfera dominada por dióxido de carbono, uma temperatura média de 63 graus abaixo de zero e dois satélites: Phobos e Deimos. Demora pouco mais do que 24 horas para fazer a rotação e 687 dias terrestres para percorrer uma volta ao Sol. Tal como a Terra, tem quatro estações e uma superfície com planícies, zonas montanhosas e marcas antigas de leitos de rios.

A evolução nos estudos e na tecnologia ligada à Astronomia tem permitido que conheçamos cada vez mais os planetas ao nosso redor. Uma série de pesquisas e lançamentos de sondas mostram como é a aparência e a dinâmica desses planetas. Em razão da proximidade com o nosso planeta Terra, nós temos mais informações sobre os planetas telúricos ou rochosos. Essa proximidade auxilia na visualização e na busca de informações. Contudo, detalhes importantes sobre esses planetas ainda precisam ser descobertos.

Os Planetas Rochosos do Sistema Solar são os menores, com as temperaturas mais altas e os mais próximos do Sol
Os Planetas Rochosos do Sistema Solar são os menores, com as temperaturas mais altas e os mais próximos do Sol
Publicado por: Amarolina Ribeiro

Assuntos Relacionados